05 agosto 2010

o pobre portugal dos doutores


Sobre o artigo "uma proposta falsa", que eu dividiria em 2 partes, a 1º da autoria de Miguel Reis-professor, e a 2ª, de Miguel Reis-dirigente do BE, vem-me à memória o desabafo de uma aluna da minha DT do 10.º ano:

«O que eu adorava mesmo era ser chefe de cozinha, mas vou para Direito, a minha tia disse que era melhor. Mas depois quero fazer o que me dá prazer, e ainda hei-de realizar o meu sonho, abrir um restaurante meu!»

imagem de Alfred Gockel, Moon Dance


este post continua aqui


7 comentários:

Anónimo disse...

Parece a apologia do "não devo sair do bairro de lata"...

AL disse...

engano seu. a apologia é a de seguir os sonhos. a aluna até vai para direito (o mesmo curso da tia) - está a ver?

Tiago Emídio Martins disse...

"O sonho comanda a vida"... Percebi isso empiricamente durante o ano que passou... Boa sorte à tua aluna siga ela o que seguir. O importante é gostar e perseguir o sonho!

Beijinhos ^^

Anónimo disse...

tenho 15 anos e moro em Massamá. Gostava de ser astronauta.
Devo continuar a perseguir o sonho?

AL disse...

um anónimo 'engraçadinho' - que nem terá 15 anos, nem morará em Massamá.

Fosse tudo isso verdade, e a minha resposta seria: ÓBVIO! SEMPRE! e, acredite se quiser, tudo faria para o ajudar a consegui-lo. É que a situação de partida (social)não é, hoje, tão limitadora e impeditiva de oportunidades como se pensa. Pesam muito mais a vontade, sobretudo o interesse pela escola. Determinante, quase sempre, é também a percepção que os pais fazem da escola, o valor que atribuem às aprendizagens - e que transmitem aos filhos, nomeadamente pelo tempo q dedicam a acompanhá-los.
Na DT de q falo, a melhor aluna (e deixa os outros a léguas..) é subsidiada pelo SASE.
.
.
.

Mas eu ainda não acabei o post, só retirei de lá o aviso.. pode ser q lhe dê, caro adolescente de Massamá, mais pano para discussão.

AL disse...

Olá Tiago, cidadão do mundo!!

Q bom teres vindo aqui! sabes q tb tenho visitado o teu Dia T, lido os textos - bem interessantes - q lá tens, pensei: ñ passa de hoje, quero pôr aqui uns comentários! :-))
dp vêm-me estas discussões, acho q devo responder, o tempo vai passando..

até lá, bjinho grande!!

Tiago Emídio Martins disse...

Palavras leva-as o vento (que passa :D)... Fazes muito bem em responder, mas no fim, o que fica são os teus belos textos e as excelentes recolhas que vais fazendo, não os comentários provocadores ;)
Muito muito muito obrigado pelas visitas :)) São textos um pouco mais sérios do que os que costumo escrever, num outro tipo de registo, mas que gosto imenso de os publicar no blogue :))

Beijinhos grandes ^^