24 novembro 2010

greve, greve e greve! - de Luís Costa

.
um artigo de outro PROFESSOR, Luís Costa, do blogue DaNação - a ler, absolutamente!


«Cada vez mais só, continuo, no entanto, a pensar pela minha cabeça e a fazer de “idiota útil”, quando isso convém à luta dos professores. É a minha consciente ingenuidade labrega, a eterna sujeição aos princípios que norteiam a minha conduta, a incorrigível submissão dos interesses estritamente pessoais às causas que considero benéficas para o colectivo. É POR ISSO QUE FAÇO GREVE.(...) »
(...)
«PREFIRO SER “IDIOTA ÚTIL”, EM PROL DA MINHA CLASSE PROFISSIONAL, DA MINHA “RELIGIÃO DOCENTE”, DA ESCOLA EM QUE ACREDITO, A SER UM MALABARISTA DE LUXO DOS INTERESSES INSTALADOS. E sou tão burro, tão burro, tão burro, que vou aproveitar metade do dia para ir a uma consulta médica e a outra metade para… corrigir trabalhos e preparar as aulas do dia seguinte. (...) »

ler texto completo aqui



um poema de Miguel Torga que lhe dedico, e a todos os PROFESSORES que lutam pelas suas crenças :

 
Não sei quantos seremos, mas que importa?!
Um só que fosse, e já valia a pena
Aqui, no mundo, alguém que se condena
A não ser conivente
Na farsa do presente
Posta em cena!

Não podemos mudar a hora da chegada,
Nem talvez a mais certa,
A da partida.
Mas podemos fazer a descoberta
Do que presta
E não presta
Nesta vida.

E o que não presta é isto, esta mentira
Quotidiana.
Esta comédia desumana
E triste,
Que cobre de soturna maldição
A própria indignação
Que lhe resiste.

Miguel Torga
.

Sem comentários: