16 outubro 2010

anedotário nacional


 as 'curtas' dos últimos dias:

1.
O Orçamento "mais importante dos últimos 25 anos" chegou tarde e incompleto
Depois de sucessivos adiamentos ao longo do dia de ontem, o ministro das Finanças apresentou a Jaime Gama apenas o articulado da lei e as tabelas orçamentais. Por conhecer está ainda o relatório do OE 2011, o documento em que é explicada a proposta e onde são dados a conhecer os principais indicadores, como o valor do défice e a evolução total das despesas e receitas da Administração Pública, utilizando os métodos contabilísticos. A entrega do relatório do OE até 15 de Outubro é uma obrigação prevista na Lei de Enquadramento Orçamental. Nas últimas duas décadas, é a primeira vez que esta regra não é cumprida. (ler mais)
.

2.
Quanto mais baixo o rendimento, maior a subida do IRS a pagar. A proposta de Orçamento do Estado que o Governo irá hoje apresentar no Parlamento faz com que a generalidade dos agregados familiares em Portugal passe a pagar mais impostos. Mas, ao nível do IRS, o impacto é consideravelmente mais alto à medida que o salário vai decrescendo. (notícia aqui )
.
3.
Deputado Vítor Baptista implica secretário de Estado em alegada tentativa de suborno
A "tramóia" em causa terá consistido numa sugestão de Figueiredo (o secretário) para Baptista (o deputado) ocupar um "lugar de gestor público no Metro, na CP ou na Refer, com um vencimento de 15 mil euros mensais", escreveu o deputado no artigo, intitulado Na calada da noite. Em troca, teria de abdicar da sua recandidatura à presidência do PS/Coimbra.
Portas pediu a José Sócrates uma reacção às acusações de Baptista, mas o primeiro-ministro não respondeu. .. Mais tarde, (...) afirmou que a direcção do partido "nunca se mete nas questões de eleições internas das federações"
(ler mais)
.
4.
in IOL:
Empresas do Estado: Mendes denuncia aumentos de 65% nas chefias
Social-democrata revela «aumentos chorudos» depois de lista de institutos a extinguir
 (notícia aqui )
Aumentos dos gestores: Marques Mendes reitera acusações e tem mais dúvidas
Como exemplo, Marques Mendes usa o caso do presidente da Carris, que hoje também disse que os dados revelados «não correspondem à realidade» . Fica então o quadro: 
.
.
(notícia e imagem aqui)
Já na 5ª feira passada, na TVI24, Marques Mendes defendera que o Governo podia cortar vários serviços, organismos e institutos do Estado reduzindo assim a despesa. Segundo o social-democrata, estes cortes podem ser feitos «sem prejuízo para as pessoas, a não ser para aqueles que lá estão administradores e directores».

O comentador da TVI começou por salientar que o primeiro-ministro prometeu acabar com os «serviços inúteis», mas «cortar nas gorduras do Estado, zero». Marques Mendes deu alguns exemplos, por ministério.
(a ver)

.
5.
a imagem circula no FB: mate a fome a um pobre deputado!
.


2 comentários:

Margarida Alegria disse...

Só notícias de estarrecer! Os jornais tornaram-se num misto de anedotário e de folhetim de terror.
Bjos, princess Annie! :-)

AL disse...

oi princess Maggie!!

pois é, as medidas de austeridade dirigidas para quem menos pode, mais as corrupções 'na calada da noite', mais o OE, tão "salvador" como secreto, mais o outro que só agora se dá conta dos ordenados astronómicos dos boys (do ps, q se fossem do psd se calhar calava-se..) .. isto já nem dá para comentar. só mesmo pôr um cavalo a rir!

bjis, linda, aparece mais vezes!!