17 março 2010

SURPRISE ! .. ??

nota prévia: o quadro abaixo - surrealista como convém - é de Cruzeiro Seixas ..
.
«Na noite da passada Segunda feira, o Ministério da Educação (ME) enviou por e-mail aos sindicatos, com quinze dias de atraso, o projecto final de Estatuto da Carreira Docente (ECD).
 .
Para Mário Nogueira, secretário geral da Federação Nacional dos Professores, "o documento é inacreditável porque é completamente diferente do que decorreu da negociação: acaba com concursos e tudo o que são formas de mobilidade é suprimido, apenas fica a mobilidade interna e a cedência por interesse público".
(..)
João Dias da Silva considera que "se este caminho for adoptado, isto corresponde ao fim da carreira especial dos professores".
Mário Nogueira diz que "se este diploma tiver pernas para andar os professores também têm pernas para voltar a descer a Avenida da Liberdade", já que "quando os docentes souberem disto [a tutela pediu confidencialidade] vão ficar com a mesma indignação que os fez manifestarem-se. » - ler notícia completa, mais análise da FENPROF, aqui

*
Ora acontece que os professores já sabem 'disto'. Acontece também que qualquer professor esclarecido (e talvez menos ingénuo que os dirigentes sindicais) já deveria antever um quadro destes. De resto, que é que esperavam? Ou andam todos a dormir e não se aperceberam dos sinais? - óbvios, diga-se de passagem..

Pois o que é que se pode esperar de uma ministra - por muitos esgares que exiba frente às câmaras - que, mal aceitou o cargo, a primeira coisa que fez foi elogiar a sua antecessora e respectiva equipa? Que não perdeu tempo a garantir a bondade das políticas do ME socretino? Não entenderam isto como uma agressão, um absoluto desrespeito por tudo o que vos fizeram sofrer? Não vos soou isto, logo aí, a ameaça de que tudo iria continuar na mesma, talvez até.. piorar?
  • Afinal, que esperavam todos de uma pessoa que aceita ser ministra da educação de um governo chefiado pelo mesmíssimo homem que fizera do ataque à classe docente e da destruição da escola pública a sua mais inflamada bandeira? (ou acham que a 'milú' decidia sozinha?!)
  • Que esperavam vocês, professores, sindicatos, de uma pessoa que aceita chefiar o ministério ao tempo mais conturbado de todos, sabendo, como de resto o inteiro país, da crispação nas escolas, da inexequibilidade das medidas impostas, do comprometimento-em-curso de todo um processo educativo? Que o fez, plagiando (sorrisos à parte..) , elogiando uma figura que se tornara odiosa , quando devia era ter-se comprometido MUDANÇA?
Depois de tudo o que se viveu / sofreu no primado de Mª de Lurdes Rodrigues (logo compensada pelos magníficos serviços prestados, não esquecer), depois de todas as agressões e enxovalhos, alguém por aí ouviu um pedido de desculpas? - por parte fosse de quem fosse, e muitos o deviam?

Algum dos que agora se espantam ouviu alguém (PM, nova ME e assessores) assumir publicamente os erros, a incompetência da anterior equipa da 5 de Outubro? Reconhecer que foram desastrosas, todas, as medidas impostas? - do ex-novo ECD ao Estatuto do Aluno, passando pelo novo Modelo de Gestão e essa esquizofrénica ADD mais as suas mirabolantes versões?

Pois. Não.  

O que ouvi eu, foi o sr. José Sócrates afirmar, em campanha eleitoral, que estava muito satisfeito consigo próprio.

O que ouvi, também, e desde o primeiro dia, foi a sra. Isabel Alçada elogiar as políticas educativas do anterior governo e declarar-se disposta a prossegui-las.

Por isso a mim não me espantam agora as traições, os atropelos legais ou morais. Já estava à espera. Houve até quem se tivesse dado ao trabalho de avisar os mais distraídos (**) :  Santana Castilho, por exemplo, fê-lo 2, 3, 'n' vezes, ao que me lembro. Previu este quadro inteiro: « (..) para suspender tacticamente um modelo de avaliação do desempenho que já não existe, reforçaremos estrategicamente um poder que se instala sob a nossa ingenuidade. Não me entendem? Estejam atentos aos próximos capítulos!» S.C. - Público, 28/10/09 
.
Eu ouvi e li. Vocês estiveram onde, este tempo todo ??

(**) para quem precisa que se lhe reavive a memória:
  1. Isabel Alçada segundo Santana Castilho
  2. os desacordos do acordo  
  3. mais do mesmo
  4. um traste chamado Isabel Alçada
    .

    Ah, e sobre voltar a descer a Avenida da Liberdade, sr. Mário Nogueira, pois.. não me parece. Para quê?
    .

    1 comentário:

    Margarida Alegria disse...

    Foram mais que avisados! Responderam que o "acordo" ainda era só a primeira etapa de negociações onde seriam resolvidos passo a passo os vários problemas em discórdia... e agora vemos o resultado.
    Lágrimas de crocodilo, é o que eu lhe chamo!