24 outubro 2009

mais do mesmo .. na Educação

Ouvi ontem na rádio declarações de dirigentes de dois sindicatos de professores, a propósito da indigitação de Isabel Alçada para a pasta da Educação.
O dirigente da FNE referiu os pontos-chave: fim da divisão da carreira, alteração do modelo de avaliação dos professores e implementação de horários humanizados, compatíveis com as funções docentes.
Mário Nogueira, da Fenprof, foi mais abstracto, defendendo uma abordagem que respeite os professores e os sindicatos, e um plano de negociações efectivas.


Nem um nem outro falaram no novo modelo de gestão .. esquecimento? ..


para quem não saiba..
o percurso de Isabel Alçada, aqui


e agora, declarações muito, mas muito preocupantes da futura inquilina da 5 de Outubro:

primeiro, os títulos:
- Isabel Alçada com Sócrates na educação
- Escritora apoia a política do Governo naquela área

Ao DN, a escritora esclarece a sua participação na cerimónia socialista: "Vou estar presente e vou dar o meu apoio porque considero que devo fazê-lo. A política educativa tem ido no sentido correcto".
Isabel Alçada - amplamente conhecida pelas várias edições de livros infanto-juvenis que escreve em parceria com Ana Maria Magalhães - acrescenta que a política seguida pelo Governo de José Sócrates e em particular pelo ministério da Educação, de Maria de Lurdes Rodrigues, "tem apresentado um conjunto de medidas e tem feito intervenções em áreas que considero importantes. Por isso, é importante que a orientação prossiga". fonte


Comentários para quê?
só este, que me parece profético e fui roubar ao Umbigo:

Ao contrário dos leões, que matam a presa antes de a comer, as hienas não se importam de iniciar o festim rasgando pedaços com a presa ainda viva. (...) -
António Ferrão

2 comentários:

Teresa disse...

O modelo de gestão foi deixado no esquecimento quase desde o início. Sempre me fez isto muita impressão!
Quanto à IA, nem comento! Presta-se a um papel estranho.

Em@ disse...

Tudo isto é muito ambíguo.Meio envolto nas 'meias-coisas'. Parece que vai, mas não vai. Só muda o estilo. Passa a ser delico-doce.Deixou de ser 'curto-e-grosso'.
Quanto resto...POIS!

Não gostei da dissimulação da IA. Como disse a Teresa prestou-se a 'um papel estranho'...