25 outubro 2009

Bruxelas, escola e sociedade

publico aqui um comentário ao post lá de baixo (dos profs, das férias e das pausas). Vem da Alexandra, que agora dá aulas em Bruxelas. Ora vejam as diferenças!

«Deixo a minha rica experiência aqui de Bruxelas: a próxima semana é de férias, férias mesmo, inquestionadas e inquestionáveis. Os professores precisam - há que pôr coisas em ordem ou simplesmente fazer mesmo uma pausa para se continuar bem o trabalho.

E estes ritmos das escolas são acompanhados pela sociedade (e não contrariados ou tolerados cinicamente): as pessoas aproveitam e tiram férias (fogem para o sol!) ou há toda uma série de coisas organizadas - extra escola, evidentemente - para essas férias, como estágios e actividades várias para as crianças.

A questão passa pelo modo como é encarada a escola e não apenas os professores.

Posso ainda acrescentar que a ministra da educação tentou pôr mais 2 horas no horário dos professores (passando de 20 para 22 horas) com o pretexto de reduzir despesas (a crise!). A contestação foi imediata e geral e a ministra calmamente retirou a medida reconhecendo sem dramas que a redução de despesas podia ser feita de outra forma! E pronto, que mais hei-de dizer?»
pois ..

Sem comentários: