19 maio 2009

um ME com "actuações muitíssimo duvidosas"

A notícia não é propriamente de última hora . Vale como alerta, para que nos vamos mentalizando relativamente ao que nos espera (melhor dizendo, ao que já está a cair-nos em cima ..) com este modelo de gestão que se instalou nas nossas escolas - tão paulatina e quase subrepticiamente, e sem que lhe tivéssemos oposto resistências significativas ..

* * *

(...) a deputada bloquista Ana Drago considerou que "nos últimos tempos o Ministério da Educação tem sido palco de um conjunto de actuações muitíssimo duvidosas" e criticou o novo modelo de gestão de escolas por permitir a sua "instrumentalização".

"Tivemos as imagens de Castelo de Vide que foram recolhidas com a participação de estruturas do ministério para o tempo de antena do PS, tivemos a Inspecção-Geral de Educação a fazer interrogatórios a alunos numa escola e a visitar os presidentes dos conselhos executivos que contestaram o regime de faltas do Estatuto do Aluno e soubemos agora que num momento em que havia uma inauguração de uma biblioteca escolar, o presidente da Câmara achou que nesse domingo de manhã não havia lá gente suficiente e fez queixa ao novo director da escola, que resolveu destituir o coordenador", referiu.

Para a deputada do Bloco, "o que está em causa é a aplicação do novo modelo de gestão das escolas que dá poderes totalitários ao director, de nomear e destituir coordenadores a seu belo prazer".

"Percebemos agora que as escolas vão ser instrumentalizadas para as diferentes inaugurações e que os directores não devem zelar pela qualidade educativa mas têm de arregimentar pessoas para inaugurações de bibliotecas escolares”, lamentou.

(...) A deputada do Bloco de Esquerda disse ainda que o novo modelo de gestão das escolas promove o "caciquismo" e manifestou a sua "preocupação" pela forma como este está a ser aplicado.

ver fonte

a gente já sabia que ia ser assim, não é ?? ... e no entanto ...

Sem comentários: