07 fevereiro 2009

a literatura, as paixões: do prazer da leitura

de Arturo Pérez-Reverte:

(...) o que não era mais que un objecto inerte de tinta e papel ganhava vida quando alguém folheava as suas páginas e percorria as suas linhas, projectando nelas a sua existência, os seus gostos, as suas virtudes ou os seus vícios. Agora tinha a certeza de algo vislumbrado no início(...) : que não há dois livros iguais, porque nunca houve dois leitores iguais. E que cada livro que se lê é, como cada ser humano, um livro singular, uma história única e um mundo à parte. (in La Reina del Sur)
[...] não há leitores inocentes. Perante um texto, cada um aplica a sua própria perversidade. Um leitor é aquilo que tenha lido antes, mais o cinema e a televisão que tenha visto. À informação que lhe proporcione o autor, acrescentará sempre a sua própria (in El Club Dumas)


Arturo Pérez-Reverte (Cartagena, Espanha, 1951)foi jornalista, mas presentemente dedica-se apenas à escrita. Como repórter de guerra, cobriu a maior parte dos conflitos bélicos que tiveram lugar entre 1973 e 1994. Escritor de grande êxito, está traduzido em 29 idiomas.É autor de uma extensa obra que com frequência foi adaptada ao cinema. Desde 2003 é membro da Real Academia Espanhola. in http://www.asa.pt/autores/autor.php?id_autor=642




Entrevista a Pérez-Reverte-onde fala, por ex, do actual jornalismo,refém do poder..





ana lima

Sem comentários: