28 julho 2011

um mail do CDS para mim!!

dois, a bem dizer ...

fui repescar umas coisas q me chegavam quando decidia enviar para os vários grupos parlamentares os meus protestos e 'recados' .. recebi muiiiiiiiitas promessas do CDS, algumas do seu líder, PP ..
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«Ora esguardai, como se fôsseis presentes, uma tal cidade assim desconfortada e sem nenhuma certa fiúza de seu livramento, como viveriam em desvairados cuidados, quem sofria ondas de tais aflições? ...» - FERNÃO LOPES, Crón. D. João I
pois esguardai!

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from Grupo Parlamentar CDS-PP gp_pp@pp.parlamento.pt
to Ana Lima
date Thu, Jan 8, 2009 at 4:54 PM
subject RESPOSTA - contra a avaliação-fantochada do ME
mailed-by pp.parlamento.pt

Grupo Parlamentar CDS-PP to me




Grupo Parlamentar


Cara Professora Ana Maria Pereira Lima Silva,

Como penso que sabe, o CDS apresentou um Projecto de Resolução que previa a suspensão do actual modelo e que apontava caminhos para um modelo transitório para o presente ano lectivo. Foi votado no passado dia 5 de Dezembro e esteve quase a ser aprovado. Infelizmente, tal não aconteceu e perdeu-se uma oportunidade de sair deste impasse e ultrapassar a teimosia e arrogância do Ministério da Educação nesta matéria.

Neste âmbito, e uma vez que houve abertura para a visão do CDS-PP sobre esta injustiça, apresentamos já um Projecto de Lei, que será discutido no próximo dia 23 de Janeiro, que consagra a revogação dos presentes decretos regulamentares e onde apresentamos uma avaliação transitória para o presente ano lectivo, que vai de acordo às exigências dos professores, mas também às necessidades das escolas no desenvolvimento normal das suas actividades. Este projecto, se mantiver o acolhimento que a proposta inicial do CDS teve, pode ser a solução definitiva para a questão da avaliação dos professores.

Até lá, viabilizaremos todas as iniciativas que ajudem a resolver, ainda que só parcialmente, esta questão.

Atentamente

Paulo Portas
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mensagem q motivou a resposta:
Enviada: quinta-feira, 8 de Janeiro de 2009 16:12
Assunto: contra a avaliação-fantochada do ME
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«Caros Deputados,

Hoje vão ter a possibilidade de fazer justiça, votando favoravelmente a proposta apresentada pelo grupo parlamentar do PSD! Vão ter 150.000 Professores a olhar, atentamente, para cada um de vós. Queremos ser avaliados, mas não por este modelo "remendado" e pedagogicamente duvidoso. PEDIMOS UMA ÚLTIMA VEZ: FAÇAM JUSTIÇA - VOTEM FAVORAVELMENTE E SUSPENDAM ESTE MODELO DE AVALIAÇÃO DO ME! Façam tréguas nas "guerras" partidárias!»

Ana Maria Pereira Lima Silva, Professora

2.

from Presidência CDS-PP presidencia@cds.pt
date Thu, Feb 26, 2009 at 12:28 PM
subject Fw: RESPOSTA - SER PROFESSOR


Cara Ana Lima,

Embora os deputados do CDS já tivessem lido o seu e-mail só agora o pude avaliar pausadamente. Como, na minha família, tive e tenho professores, "revisitei" , no seu texto muito do que é a ética de serviço de um professor. Impressiona-me ( e cansa) a tentativa de "virar o país" contra os professores. Pela injustiça, pela desmotivação que causa e pelo péssimo serviço prestado ao país. Bem haja pelo seu texto.

Com estima,
Paulo Portas
Gabinete da Presidencia
Largo Adelino Amaro da Costa, 5
1149-063 Lisboa
Telefs: 21.881 47 22/39
Fax: 21.886 10 11
E-mail: presidencia@cds.pt
----- Original Message -----
From: Grupo Parlamentar CDS-PP
To: Pedro Mota Soares
Cc: Presidência CDS-PP
Sent: Tuesday, January 20, 2009 3:53 PM
Subject: FW: RESPOSTA - SER PROFESSOR

De: Ana Lima [
Enviada: terça-feira, 20 de Janeiro de 2009 15:12
Para: Grupo Parlamentar CDS-PP
Assunto: Re: RESPOSTA - SER PROFESSOR

Obrigada por ter respondido..
Espero que o texto que enviei tenha, de algum modo, servido para 'lançar luz' sobre o que é, de facto, isto de "ser professor".
Com os meus cumprimentos,
Ana Lima

2009/1/20 Grupo Parlamentar CDS-PP

Cara Professora Ana Lima,

Começo, desde já, por agradecer o seu contacto.


Como já tem conhecimento, o CDS-PP apresentou um Projecto de Lei que vem na sequência de um anterior Projecto de Resolução que previa a suspensão do actual modelo - e que apontava caminhos para um modelo transitório para o presente ano lectivo. Foi votado no passado dia 5 de Dezembro e esteve quase a ser aprovado. Infelizmente tal não aconteceu, como bem sabe, e perdeu-se uma oportunidade de sair deste impasse e ultrapassar a teimosia e arrogância do Ministério da Educação, nesta matéria.

Neste âmbito - e uma vez que houve abertura para a visão do CDS-PP sobre este problema na Educação - o nosso Projecto de Lei será votado nesta sexta-feira, dia 23 de Janeiro. Este Projecto do CDS consagra a revogação dos presentes decretos regulamentares e apresenta uma avaliação transitória para o presente ano lectivo - que vai de acordo com as exigências dos professores e também com as necessidades das escolas no desenvolvimento normal das suas actividades.

Queremos, neste âmbito como em todas as nossas propostas, apresentar soluções para que o País possa, de uma forma responsável, voltar à normalidade no seu sistema público de Educação. Acredito que este projecto, se mantiver o acolhimento que a proposta inicial do CDS teve, pode ser a solução definitiva para a questão da avaliação dos professores. 

Espero que no próximo dia 23 seja um dia de normalização do sistema de ensino público.

Atentamente,

Paulo Portas



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Enviada: sábado, 17 de Janeiro de 2009 12:12
*
Assunto: SER PROFESSOR
Aspectos que toda a gente parece ignorar sobre a profissão de professor e que será bom esclarecer:

1º. Esta é uma profissão em que a imensa maioria dos seus agentes trabalha (em casa e de graça, entenda-se) aos sábados, domingos, feriados, madrugada adentro e muitas vezes, até nas férias! Férias, sim, e sem eufemismos, que bem precisamos de pausas ao longo do ano para irmos repondo forças e coragens. De resto, é o que acontece nos outros países por essa Europa fora, às vezes com muito mais dias de folga do que nós: 2 semanas para as vindimas em Setembro/ Outubro, mais duas para a neve em Novembro, 3 no Natal e mais 3 na Páscoa, 1 ou 2 meses no verão.
2º. É a única profissão em que se tem falta por chegar 5 minutos atrasado (5 minutos que equivalem a um tempo, de 45 ou 90 minutos!)
3º. É uma profissão que exclui devaneios do tipo "hoje preciso de sair meia hora mais cedo", ou o corriqueiro "volto já" justificando a porta fechada em horas de expediente.
4º. É uma profissão que não admite faltas de vontade e motivação ou quaisquer das 'ronhas' que grassarão, por exemplo, no ME (quem duvida?) ou na transparente AR.
5º. É uma profissão de enorme desgaste. Ainda há bem pouco tempo foi divulgado um estudo que nos colocava na 2ª posição, a seguir aos mineiros, mas isto, está bom de ver, não convém a ninguém lembrar…
6º. É uma profissão que há muito deixou de ser acarinhada ou considerada, humana e socialmente. Pelo contrário, todos os dias somos agredidos – na nossa dignidade ou fisicamente (e as cordas vocais não são um apêndice despiciendo…) , enxovalhados na praça pública, atacados e desvalorizados, na nossa pessoa e no nosso trabalho, em todas as frentes, nomeadamente pelo 'patrão' que, passe a metáfora económica tão ao gosto dos tempos que correm…, ao espezinhar sistematicamente os seus 'empregados' perante o 'cliente', mais não faz do que inviabilizar a 'venda do produto'!
7º. É uma profissão em que se tem de estar permanentemente a 100%, que não se compadece com noites mal dormidas, indisposições várias (físicas e psíquicas) ou problemas pessoais …
8º. É uma profissão em que, de 45 em 45, ou de 90 em 90 minutos, se tem de repetir o processo, exigente e desgastante, quer de chegar a horas, quer de "conquistar" , várias vezes ao longo de um mesmo dia de trabalho, um novo grupo de 20 a 30 alunos (e todos ao mesmo tempo, não se confunda uma aula com uma consulta individual ou a gestão familiar de 1, 2, 'n' filhos...)
9º. É uma profissão em que é preciso ter sempre a energia suficiente (às vezes sobre-humana) para, em cada turma, manter a disciplina e o interesse, gerir conflitos, cumprir programas, zelar para que haja material de trabalho, atenção, concentração, motivação e produção. Batemos aos pontos as competências exigidas a qualquer dos nossos milionários bancários, dos inefáveis empresários, dos intocáveis ministros! Ao contrário deles (da discrepância salarial e demais benesses não preciso nem falar) e como se não bastasse tudo o que nos é exigido …
10º. ainda somos avaliados, não pelo nosso próprio desempenho, mas pelos sucessos e insucessos, os apetites e os caprichos dos nossos alunos e respectivas famílias, mais a conjuntura política, económica e social do nosso país!
Assim, é bom que a "cara opinião pública" comece a perceber por que é que os professores "faltam tanto" – leia-se 'faltavam' (*)
Para além do facto de, nas suas "imensas" faltas, serem contabilizadas também situações em que, de facto, estão a trabalhar :
- no acompanhamento de alunos em visitas de estudo,
- em acções, seminários, reuniões, para as quais até podem ter sido oficialmente convocados,
- para ficarem a elaborar ou corrigir testes e afins , que não é suficiente o tempo atribuído a essas tarefas ,
- ou, como vem sucedendo ultimamente, a fazerem em casa, que é o sítio que lhes oferece condições, horas e horas não contabilizadas do obrigatório "trabalho de escola"….
Para além disto, e não é pouco, há pelo menos, como acima se terá visto, toda uma lista de 10 boas e justificadas razões para que o façam.

*
Correcção : as nossas faltas nem sequer são faltas! São dias descontados ao período de férias!
(*) agora praticamente não faltamos: 5 dias/ano de artigo 102 contra os anteriores 12 ou os 24 dias (2 por mês) do antigo artigo 4.º, alguém se lembra? Não faltamos, o que não se traduz necessariamente em maior produtividade, muito menos em mais qualidade.
· Agora vamos para as aulas, doentes, indispostos, mal dormidos, encharcados em calmantes (sim, em que acham que resulta o stress em que nos têm mantido nos últimos 3 anos?!).
· Nem temos, sequer, hipótese de ir ao médico, que nos obrigam a repor as aulas (escapamos apenas se estivermos presos, sabiam?) Mais: o nosso médico, que nos conhece há 20 anos, não pode atestar da nossa doença, se não for convencionado!! - esta, uma situação do mais aberrante, nas raias do surrealismo!!
· Os testes que dantes ficávamos a corrigir (abdicando de dias de férias) demoram agora semanas e semanas a serem entregues aos alunos…
E … também há quem, não dando uma única falta, tenha (nas aulas, em casa..) uma 'rica vida', acreditem!
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