dois, a bem dizer ...
fui repescar umas coisas q me chegavam quando decidia enviar para os vários grupos parlamentares os meus protestos e 'recados' .. recebi muiiiiiiiitas promessas do CDS, algumas do seu líder, PP ..
.
«Ora esguardai, como se fôsseis presentes, uma tal cidade assim desconfortada e sem nenhuma certa fiúza de seu livramento, como viveriam em desvairados cuidados, quem sofria ondas de tais aflições? ...» - FERNÃO LOPES, Crón. D. João I
pois esguardai!
1
from Grupo Parlamentar CDS-PP gp_pp@pp.parlamento.pt
to Ana Lima date Thu, Jan 8, 2009 at 4:54 PM
subject RESPOSTA - contra a avaliação-fantochada do ME
mailed-by pp.parlamento.pt
Grupo Parlamentar CDS-PP to me
Grupo Parlamentar
Cara Professora Ana Maria Pereira Lima Silva,
Como penso que sabe, o CDS apresentou um Projecto de Resolução que previa a suspensão do actual modelo e que apontava caminhos para um modelo transitório para o presente ano lectivo. Foi votado no passado dia 5 de Dezembro e esteve quase a ser aprovado. Infelizmente, tal não aconteceu e perdeu-se uma oportunidade de sair deste impasse e ultrapassar a teimosia e arrogância do Ministério da Educação nesta matéria.
Neste âmbito, e uma vez que houve abertura para a visão do CDS-PP sobre esta injustiça, apresentamos já um Projecto de Lei, que será discutido no próximo dia 23 de Janeiro, que consagra a revogação dos presentes decretos regulamentares e onde apresentamos uma avaliação transitória para o presente ano lectivo, que vai de acordo às exigências dos professores, mas também às necessidades das escolas no desenvolvimento normal das suas actividades. Este projecto, se mantiver o acolhimento que a proposta inicial do CDS teve, pode ser a solução definitiva para a questão da avaliação dos professores.
Até lá, viabilizaremos todas as iniciativas que ajudem a resolver, ainda que só parcialmente, esta questão.
Atentamente
Paulo Portas
.mensagem q motivou a resposta:
Enviada: quinta-feira, 8 de Janeiro de 2009 16:12
Assunto: contra a avaliação-fantochada do ME
Assunto: contra a avaliação-fantochada do ME
.
«Caros Deputados,
Hoje vão ter a possibilidade de fazer justiça, votando favoravelmente a proposta apresentada pelo grupo parlamentar do PSD! Vão ter 150.000 Professores a olhar, atentamente, para cada um de vós. Queremos ser avaliados, mas não por este modelo "remendado" e pedagogicamente duvidoso. PEDIMOS UMA ÚLTIMA VEZ: FAÇAM JUSTIÇA - VOTEM FAVORAVELMENTE E SUSPENDAM ESTE MODELO DE AVALIAÇÃO DO ME! Façam tréguas nas "guerras" partidárias!»
Ana Maria Pereira Lima Silva, Professora
2.
date Thu, Feb 26, 2009 at 12:28 PM
subject Fw: RESPOSTA - SER PROFESSOR
Cara Ana Lima,
Embora os deputados do CDS já tivessem lido o seu e-mail só agora o pude avaliar pausadamente. Como, na minha família, tive e tenho professores, "revisitei" , no seu texto muito do que é a ética de serviço de um professor. Impressiona-me ( e cansa) a tentativa de "virar o país" contra os professores. Pela injustiça, pela desmotivação que causa e pelo péssimo serviço prestado ao país. Bem haja pelo seu texto.
Com estima,
Paulo Portas
Gabinete da PresidenciaLargo Adelino Amaro da Costa, 5
1149-063 Lisboa
Telefs: 21.881 47 22/39
Fax: 21.886 10 11
E-mail: presidencia@cds.pt
----- Original Message -----
From: Grupo Parlamentar CDS-PP
To: Pedro Mota Soares
Cc: Presidência CDS-PP
Sent: Tuesday, January 20, 2009 3:53 PM
Subject: FW: RESPOSTA - SER PROFESSOR
De: Ana Lima [
Enviada: terça-feira, 20 de Janeiro de 2009 15:12
Para: Grupo Parlamentar CDS-PP
Assunto: Re: RESPOSTA - SER PROFESSOR
Obrigada por ter respondido..
Espero que o texto que enviei tenha, de algum modo, servido para 'lançar luz' sobre o que é, de facto, isto de "ser professor".
Com os meus cumprimentos,
Ana Lima
2009/1/20 Grupo Parlamentar CDS-PP
Cara Professora Ana Lima,
Começo, desde já, por agradecer o seu contacto.
1º. Esta é uma profissão em que a imensa maioria dos seus agentes trabalha (em casa e de graça, entenda-se) aos sábados, domingos, feriados, madrugada adentro e muitas vezes, até nas férias! Férias, sim, e sem eufemismos, que bem precisamos de pausas ao longo do ano para irmos repondo forças e coragens. De resto, é o que acontece nos outros países por essa Europa fora, às vezes com muito mais dias de folga do que nós: 2 semanas para as vindimas em Setembro/ Outubro, mais duas para a neve em Novembro, 3 no Natal e mais 3 na Páscoa, 1 ou 2 meses no verão.
2º. É a única profissão em que se tem falta por chegar 5 minutos atrasado (5 minutos que equivalem a um tempo, de 45 ou 90 minutos!)
3º. É uma profissão que exclui devaneios do tipo "hoje preciso de sair meia hora mais cedo", ou o corriqueiro "volto já" justificando a porta fechada em horas de expediente.
4º. É uma profissão que não admite faltas de vontade e motivação ou quaisquer das 'ronhas' que grassarão, por exemplo, no ME (quem duvida?) ou na transparente AR.
5º. É uma profissão de enorme desgaste. Ainda há bem pouco tempo foi divulgado um estudo que nos colocava na 2ª posição, a seguir aos mineiros, mas isto, está bom de ver, não convém a ninguém lembrar…
6º. É uma profissão que há muito deixou de ser acarinhada ou considerada, humana e socialmente. Pelo contrário, todos os dias somos agredidos – na nossa dignidade ou fisicamente (e as cordas vocais não são um apêndice despiciendo…) , enxovalhados na praça pública, atacados e desvalorizados, na nossa pessoa e no nosso trabalho, em todas as frentes, nomeadamente pelo 'patrão' que, passe a metáfora económica tão ao gosto dos tempos que correm…, ao espezinhar sistematicamente os seus 'empregados' perante o 'cliente', mais não faz do que inviabilizar a 'venda do produto'!
7º. É uma profissão em que se tem de estar permanentemente a 100%, que não se compadece com noites mal dormidas, indisposições várias (físicas e psíquicas) ou problemas pessoais …
8º. É uma profissão em que, de 45 em 45, ou de 90 em 90 minutos, se tem de repetir o processo, exigente e desgastante, quer de chegar a horas, quer de "conquistar" , várias vezes ao longo de um mesmo dia de trabalho, um novo grupo de 20 a 30 alunos (e todos ao mesmo tempo, não se confunda uma aula com uma consulta individual ou a gestão familiar de 1, 2, 'n' filhos...)
9º. É uma profissão em que é preciso ter sempre a energia suficiente (às vezes sobre-humana) para, em cada turma, manter a disciplina e o interesse, gerir conflitos, cumprir programas, zelar para que haja material de trabalho, atenção, concentração, motivação e produção. Batemos aos pontos as competências exigidas a qualquer dos nossos milionários bancários, dos inefáveis empresários, dos intocáveis ministros! Ao contrário deles (da discrepância salarial e demais benesses não preciso nem falar) e como se não bastasse tudo o que nos é exigido …
10º. ainda somos avaliados, não pelo nosso próprio desempenho, mas pelos sucessos e insucessos, os apetites e os caprichos dos nossos alunos e respectivas famílias, mais a conjuntura política, económica e social do nosso país!
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