27 junho 2011

ADD, cronologia de uma suspensão anunciada

ou ..  o pinóquio revisitado?
.
ora vejamos: 

19:31 Quinta feira,  
24 de março de 2011 


O PSD entregou hoje no Parlamento um projeto de lei que determina a revogação da avaliação de desempenho dos professores em vigor e que deverá ser aprovado amanhã. (Vídeo SIC no fim do texto)



24 de Março, 2011
 

PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda e PCP vão aprovar na sexta-feira na Assembleia da República a revogação da avaliação de desempenho dos professores em vigor, segundo fontes dos partidos.

O PSD - à semelhança do PCP e Bloco de Esquerda - entregou esta quinta-feira no Parlamento um projecto de lei, para ser discutido e votado na sexta-feira, que determina a revogação do actual modelo de avaliação de desempenho dos professores.

O diploma, apresentado quinta-feira pelo deputado social-democrata em conferência de imprensa na Assembleia da República, determina a revogação dos artigos do Estatuto da Carreira Docente (ECD) relativos à avaliação de desempenho, bem como do decreto-regulamentar que regula o sistema de avaliação dos professores, anunciou o deputado Pedro Duarte.

O projecto-lei terá como princípios base a distinção da avaliação de classificação, a não universalidade em detrimento de «estar adaptado a cada contexto», com «um cariz formativo» e «ciclos temporais mais alargados», em termos de mudança de escalão.

«O actual modelo é uma causa de enorme perturbação nas escolas e de desmotivação dos professores. Por outro lado, não tem qualquer benefício na melhoria da qualidade do desempenho dos professores», justificou Pedro Duarte.

Os sociais-democratas pretendem que até ao final do actual ano lectivo o Governo aprove «o enquadramento legal e regulamentar» que concretize um novo modelo de avaliação, que «deverá produzir efeitos a partir do próximo ano lectivo».

A deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago afirmou que «não há nada como eleições no horizonte», em reacção à proposta de revogação do PSD, anunciando que o partido vai votar favoravelmente.

«Não há nada como umas eleições no horizonte. Até hoje o PSD não tinha demonstrado qualquer vontade de suspender este modelo. Os sindicatos foram várias vezes requerer a suspensão e o PSD nas intervenções que fazia dizia que não era vontade sua», afirmou. (ahhh! será que lhes voltou a 'passar a vontade', agora que já garantiram o 'poleiro'?!)

*
25 de Março, 2011


A oposição parlamentar aprovou hoje a revogação do actual sistema de avaliação de desempenho dos professores com os votos favoráveis de PSD, PCP, BE, PEV e CDS-PP e contra da bancada do PS e do deputado social-democrata Pacheco Pereira.

O texto aprovado na generalidade, especialidade e votação final global substituiu os projectos de lei do PCP e PSD sobre a matéria e tinha também sido subscrito pelo Bloco de Esquerda e Os Verdes.

O diploma determina a revogação do decreto-regulamentar que define as regras da avaliação de desempenho dos professores e o início de um processo negocial entre Governo e sindicatos para concretizar um novo modelo.

O texto de substituição, que foi dispensado de redacção final, recebeu o voto contra da bancada socialista e do social-democrata Pacheco Pereira, que votou contra todos os diplomas.

Apesar desta votação, o Parlamento pronunciou-se à mesma na generalidade sobre os projectos de lei do PCP e do PSD, que foram aprovados com os votos favoráveis de PSD, CDS-PP, BE, PCP e PEV e contra do PS e de dois deputados sociais-democratas.

Aliás, em relação ao diploma dos sociais-democratas, vários deputados do PSD anunciaram a apresentação de declarações de voto, entre os quais Pacheco Pereira, Manuela Ferreira Leite, José Luis Arnaut e Maria José Nogueira Pinto.

O projecto de lei do Bloco de Esquerda que previa a suspensão do actual modelo e definia um novo sistema de avaliação foi rejeitado pelos votos contra do PS e Pacheco Pereira, a abstenção de PSD e CDS-PP e os votos favoráveis de BE, PCP e e PEV.

Foram ainda aprovados os projectos de resolução do CDS-PP e do PSD – portanto recomendações ao Governo - que enunciam princípios orientadores do futuro modelo de avaliação de desempenho dos professores.

*
declarações de Passos Coelho :
 
«O actual modelo de avaliação de professores é um processo monstruoso e kafkiano!»
.
.
« Suspender este modelo de avaliação pode contribuir para pacificar a vida das escolas e dar aos professores a possibilidade de se focarem melhor naquilo que é a sua vocação, que é ensinar! » -  aqui

Sem comentários: