.
incrível, lindíssimo!uma história de amor, separação, dor, guerra - a Ucrânia da II guerra mundial, a vida desfeita, a saudade. nuvens de areia e a fúria de arremessá-la. as mãos desfazendo, refazendo, nervos. sépia, branco. mãos que correm afagam moldam, mãos que gritam. e um corpo que se dança, e se tange, quebra.
.
- Words at the end: "You're always near"
*
A história desenhada por Kseniya Simonova termina com uma data, 1945, o último ano da II Guerra Mundial.
- do blogue Ucrânia Online:
- A Ucrânia pagou o maior preço para a vitória. As perdas demográficas gerais da Ucrânia - incluindo mortos, vítimas dos campos de concentração, deportados, evacuados e aqueles que foram para o exílio com os nazistas- é pelo menos 14 milhões de pessoas. Estas perdas são as maiores e não têm comparação com as perdas de outros países e nações na Segunda Guerra Mundial. De facto, a perda do povo ucraniano é de 40 a 44% das perdas totais humanas da URSS. De 41,7 milhões de pessoas que viviam antes da guerra na Ucrânia, em 1945 permaneceram apenas 27,4 milhões.
Uns escassos doze anos antes, no entanto, já a Ucrânia tinha sido vítima de outro extermínio: o Holodomor (= Grande Fome provocada artificialmente) - 7 milhões de mortos num ano: 1932 - 1933 !!!!!!!!!!!!!!!!!)
- "Gostaria de expressar a minha gratidão a todos os países que reconheceram política e legalmente o Holodomor como um genocídio contra a nação ucraniana. Acredito que no 75.º aniversário da Tragédia, esse reconhecimento será unanimemente declarado pelas Nações Unidas". - Viktor Yushchenko, Presidente da Ucrânia, 25 de Novembro de 2006. - ver mais depoimentos
Sem comentários:
Enviar um comentário