05 outubro 2010

os pilares da sociedade e os autómatos da república

- adequado para a efeméride de hoje? Pois não sei. Só sei que passei o feriado a aprender coisas sobre os surrealistas e os seus antecessores / inspiradores. E gostei.

Descobri gente, obras, geniais,  e apetece-me partilhar isso tudo ..


George Grosz (1893-1959) :
«Naquele tempo (depois da I Guerra Mundial) éramos todos Dadaístas. Se à palavra se podia atribuir algum significado, era uma ebulição de desacordo, descontentamento, insatisfação e cinismo. A derrota e a fermentação  política dão sempre origem a esse género de movimentos.» -  (traduzido daqui)

as imagens dos quadros [os pilares da sociedade e os autómatos da república] foram retiradas daqui , a foto do autor, daqui

Era o movimento Dada na Alemanha, mais concretamente em Berlim, a capital, na altura. 
Daí a pouco surgiria o surrealismo. 
George Grosz, artista e anti-militarista, atravessou 2 séculos e 2 guerras mundiais (na 2ª saiu da Alemanha, vejam lá se se percebe porquê..)


George Grosz foi o mais desapiedado caricaturista da burguesia e do militarismo alemães. Foi também pintor e escritor.
Estudou nas Academias de Dresden e Berlim, na sua Alemanha natal. Em 1925 aproximou-se de um tipo de  realismo designado por "neo-factismo" (e que me desculpem os entendidos em história de arte, não sei se o termo é este - em inglês, "new matter-of-factness".)

Nos EU da América, para onde se mudou em 1932, os seus quadros adquiriram leituras românticas e idílicas. Olhando para trás, Grosz escreveu na sua auto-biografia "Um pequeno sim e um grande não": artisticamente falando, éramos 'dadaístas', naquele tempo. Se algum sentido isso tinha, era uma inquietação, uma insatisfação, uma apetência pelo risível, tudo sentimentos que vinham fermentando havia já muito tempo.  Cada derrota, cada contrariedade, faz nascer movimentos assim. (...) Huelsenbeck importou o 'dadaísmo' para Berlim, e imediatamente o movimento assumiu características políticas. O lado estético foi preservado, mas foi sendo cada vez mais suplantado por uma espécie de política anarco-niilista." (traduzido da fonte)

*
e agora humor do melhor:  
sem tempo para continuar a traduzir e procurando alguma informação em português que acrescentasse algo sobre o artista, fui parar a uma daquelas páginas que tanto agradam aos meus/nossos alunos :)
E eu sei, aproveito-me da wikipedia e do google e ainda gozo com eles .. mas francamente, uma coisa destas .. não dá para levar a sério - bom, pelo menos tentei que a descontextualização não prejudicasse tendenciosamente o sentido, hein, Manuel? :-))

ora leiam e divirtam-se, que até o artista, na foto, parece estar compactuando! :)
 1.
google tradutor (sic)
George Grosz foi um artista alemão, conhecido especialmente por sua selvageria caricatural desenhos de Berlim vida em 1920. Ele era um membro proeminente do Muro de Berlim Dada e Nova Objetividade grupo durante a República de Weimar, antes de emigrar para os Estados Unidos em 1933. 
texto original em Inglês:
George Grosz was a German artist known especially for his savagely caricatural drawings of Berlin life in the 1920s. He was a prominent member of the Berlin Dada and New Objectivity group during the Weimar Republic before he emigrated to the United States in 1933.

2.
google tradutor:
George Grosz nasceu Georg Ehrenfried bruto em Berlim , na Alemanha, mas mudou de nome em 1916, de um entusiasmo romântico para a América que se originou em suas primeiras leituras dos livros de James Fenimore Cooper , Bret Harte e maio de Karl , e que ele mantido para o resto de sua vida.

texto original em Inglês:
George Grosz was born Georg Ehrenfried Groß in Berlin , Germany but changed his name in 1916 out of a romantic enthusiasm for America that originated in his early reading of the books of James Fenimore Cooper , Bret Harte and Karl May , and which he retained for the rest of his life. 

Sem comentários: