29 maio 2010

Manif junta mais de 300 mil em Lisboa

O protesto geral convocado pela CGTP encheu o centro da capital com palavras de ordem contra as políticas de austeridade, o desemprego e o aumento dos impostos. ler mais aqui
.
A marcha da CGTP visava mostrar o desagrado dos trabalhadores com a situação económica do país e com as medidas de austeridade impostas pelo Governo. 
O secretário-geral da central sindical classificou-as de injustas e interroga-se sobre “como compreender estas medidas quando a economia não cria empregos e o desemprego se agrava cada vez mais”.  
A ministra do Trabalho (não é esta que já foi sindicalista??!!) responde que “o Governo pretende é concertação e não contestação”. pois.. nada como a paz podre dos pântanos..

vídeo (RTP) da manifestação aqui 

* 
entretanto ..
a UGT [sempre na vanguarda da defesa dos direitos dos trabalhadores!!] admite acções de rua caso sejam exigidos mais sacrifícios [quantos mais?] a trabalhadores. A união sindical, que esteve reunida em congresso em Aveiro, demarcou-se do protesto da CGTP. Considera que o caminho ainda é pelo diálogo social, mas que se as respostas não surgirem, a luta pode passar pelas acções de rua. [é, lá dizem os Ena Pá 2000, A-TI-TU-DE !!]  -  vídeo aqui


1ª imagem (foto de Hugo Correia /Reuters) - retirada daqui
2ª imagem retirada do blogue: wehavekaosinthegarden

Sem comentários: