12 maio 2009

gestão escolar: le cirque du socrates & cia

a pouca-vergonha é.. sem limites.
as fontes estão assinaladas..
acreditem se forem capazes.


Confirmou-se hoje no Agrupamento de Escolas da Freixianda a nomeação de uma CAP.
A DRELVT não encontrou dentro do Agrupamento ninguém suficientemente competente para a função e convidou gente de fora, todos devidamente habilitados. São duas senhoras e um senhor, todos de 1.º Ciclo e todos com públicas ligações ao Partido Socialista a nível concelhio.
Com uma ingenuidade que confrange, apresentaram-se na escola para “trabalhar em equipa e pôr a escola a funcionar”!!! - Eu diria que o que não está a funcionar é a cabeça delas.Veremos então a habilidade para “pôr a escola a funcionar” e a capacidade de entrar para a nossa equipa de “incapazes”. Seja como for, o que importa é mesmo o suplementozito de remuneração e um poleiro perto de casa.

Está por isso definido o retrato-tipo das direcções ideais das escolas:
  • falta de experiência
  • falta de noção da realidade
  • ligação ao partido

ver fonte


Mais de Freixianda ..



"O que se está a passar em Freixianda é quase tão demente como aquilo que se passa em Sto Onofre.
Bem se sabe que em Sto Onofre é inqualificável que esteja esta escola nas mãos de pessoas oriundas, pasme-se, de sindicatos, indivíduos que nunca conseguiram permanecer nos seus muitos lugares por muito tempo; tipos que confessam, segundo me confirmam, para estupefacção geral, aberta e repetidamente, estar aqui apenas para completar tempos de serviço - sem perceber como isso agride directamente a dignidade de quem os contratou para fazer o papel de governanta - QZPs que encontram aqui um poiso temporário e totalmente inconsequente para as suas naturais e pubescentes angústias e nada mais.

Mas em Freixianda o descaramento e a falta de honra chega ao cúmulo do intolerável.
Nomeia-se para presidente de uma CAP um boy - literalmente um rapazinho de 31 anos; um rapazinho da JS, para gerir uma escola que desconhece por inteireza. Um rapaz que diz abertamente, tolo, estar ali para pôr a "escola a funcionar".

O caso de Freixianda confirma-nos algo que é doloroso aceitar. Por todos. Não há a mais pequenina intenção de trazer para as escolas alguém adequado. Qualquer um desde que disponível, serve. Bem sei que quem aceita isto tem de ter à partida uma estrutura ética muito mínima. Mas mesmo assim. Fica tão transparente como água que, para se estar numa CAP, qualquer um serve. Desde que esteja encalhado. Mesmo rapazinhos.

O que me intriga, embora não me espevite, é como podem estas pessoas aceitar, interiorizar, que pertencem a esta estirpe de escolhas.
  • Como aceitam elas saber que são escolhidas pessoas com este (insignificante) perfil para fazer este papel que os outros, os que os convidam, nunca aceitariam?
  • Não saberão eles e elas como esta sua paupérrima decisão manchará, de uma maneira indelével, a sua dignidade pessoal, que ofendem os seus mais próximos amigos?
  • Será esse um preço aceitável para uma pessoa de bem?
  • Como se sentem ao descobrir que são segundas, terceiras, últimas escolhas?
  • Que, literalmente, ninguém quis o que eles aceitaram.
  • E que nós sabemos que assim foi porque conhecemos todos quantos antes deles recusaram o que lhes sobejou?
  • Que aquilo que estão a comer são restos, apenas?
  • Como se convencem eles e elas do contrário disto?
Como dormem estas pessoas? Bem, não é? Nem o coração lhes bole, pois não? Nada. Nadinha de nada.
Que pena. Sinceramente."

ver fonte


quadro de Keith Haring: Characters

3 comentários:

Teresa disse...

O que se passa na área da educação é o descaramento total!
Conto os dias que faltam para esta PALHAÇADA acabar. Mas também vejo, tritemente, a apatia dos professores.

Teresa disse...

tristemente, claro!

Anónimo disse...

Talvez fosse melhor reverem as fontes utilizadas pois o "boy" não é o presidente da CAP. Enquanto a tal CAP está a "pôr a escola a funcionar" outros entretêm-se nos blogs. Não foi ao acaso que foram nomeados. E muito bem nomeados, pois o importante é que se faça uma boa gestão escolar...e disso não tenho dúvidas.