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então é assim:
- do "Guia Avaliação do Desempenho" (na página da DGRHE): para efeitos de determinação do grau de cumprimento do serviço lectivo, no Item A1 da ficha, deverá ser tido em conta o disposto no artigo 103.º do ECD. O item A2 pretende avaliar a disponibilidade e o empenho do docente em garantir que as aulas previstas para as suas turmas são efectivamente dadas. Para este efeito, são objecto de apreciação todas as ausências, salvo quando o docente se encontre efectivamente em serviço (por exemplo, em visitas de estudo) ou no exercício do direito à greve.
Ou seja, um professor tem direito a faltar, por doença, por nojo... mas se não garantir posteriormente que essas aulas são "repostas", (=compensadas), é prejudicado na avaliação do seu desempenho.
Aliás, até o direito de faltar por desconto no período de férias (ao abrigo do artigo 102) lhe é retirado na prática .. [e a propósito: o resto da Função Pública continua a ter direito a 12 dias/ano, enquanto, para os professores, esse número foi reduzido para 5 (isto, convém lembrar, numa profissão - a única? - em que se tem falta por se chegar 5 minutos atrasado!! ]
Agora o 'mimo' é que, repondo o professor as aulas a que faltou (e em que, diga-se de passagem, foi substituído..) , ninguém lhe repõe, nem o que lhe é descontado no subsídio de alimentação, nem o(s) dia(s) de férias que perdeu!
Pois ... pergunto-me em que outra profissão isto acontece ..
Quanto aos alunos, fiquem sabendo que odeiam estas reposições. E (a meu ver com toda a razão), se fartam de refilar:
-"Então temos aula de substituição e depois ainda nos fazem cá vir fora do nosso horário para uma aula de compensação?! E com falta se não comparecermos???"
Agora imaginem um professor que, apesar de tudo, até falta bastante (situação só possível com atestado médico, para o próprio ou de assistência a filhos menores) e depois, porque quer ser avaliado com MB ou Excelente, repõe todas essas aulas a que faltou: os alunos deixam de ter tardes disponíveis no seu horário, lá se lhes vai o tempo de lazer, ou o que têm reservado para TPC e outros trabalhos! Fixe, não, papás e mamãs?
.. O que me pergunto (mas isso sou eu que sou chata), é que rendimento se tira disto, com todos os envolvidos revoltados, forçados a , desmotivados?
É .. o nosso ME cuida bem de todos nós - e pensa! pensa mesmo muito, muito, no resultado das suas congeminações!
Em vez de criarem uma bolsa de professores substitutos, que dessem verdadeiramente aulas de substituição (a única situação séria e eficaz, acho eu..) e reconhecerem aos professores um direito que está a ser alienado, o ME prefere ir-nos atirando a todos muita areia para os olhos.
Prefere insistir no que, a mim, me parecem ilegalidades.
Prefere instituir/perpetuar este circo das «aulas» de substituição que agora temos = acompanhamento de alunos = vinte e tal miúdos fechados numa sala, dando cabo da cabeça de um professor/ama-seca ..
Assim vamos longe, pessoal, vamos longe!
a imagem acima: um quadro de Escher
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