07 fevereiro 2009

a palavra a José Saramago ...

(...) "o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos".
José Saramago , in Ensaio sobre a Cegueira

e.. numa entrevista que, a propósito do lançamento do seu novo livro, 'A Viagem do Elefante', deu ontem (5 Nov) ao DN: (...) «Se andássemos por aí a dizer exactamente o que pensamos - quando valesse a pena - teríamos outra forma de viver... Estamos numa apatia que parece que se tornou congénita e sinto-me obrigado a dizer o que penso sobre aquilo que me parece importante.»

eu ... assino por baixo ...

postado por ana lima em 6/11/2008

7 comentários:

Anónimo disse...

Esse senhor demonstra uma sensatez perante o mundo extraordinária! É um dos meu ídolos! Simplesmente devoro as suas obras! Estou ansioso por começar a ler o seu novo romance. Parece prometedor!


Quinta-feira, 06 Novembro, 2008

Anónimo disse...

Tb acho, Tiago! E tb estou cheia de vontade de o ler!!
Bjis,
ana lima

- viste as fotos q te mandei?:-)


Quinta-feira, 06 Novembro, 2008

Anónimo disse...

Deve ser uma obra muito interessante, irei ler

Sexta-feira, 07 Novembro, 2008

Anónimo disse...

Não é só o livro: este, os anteriores..

É sobretudo a personalidade deste homem: directo, corajoso, desassombrado / sem 'papas na língua', que me faz admirá-lo!

Sexta-feira, 07 Novembro, 2008

Anónimo disse...

A mim também é essa uma das razões que me faz admirar profundamente esse grande escritor que, não sendo o melhor, é-o para mim em língua portuguesa. Já agora, vi as fotografias e fiquei extremamente contente por as ter (re)visto! Quando as vi, lembrei-me que já passaram 3 anos desde essa peça... Uma das melhores e mais estimulantes experiências da minha vida. Comparável apenas com a leitura de um Saramago que, acrescente-se, tenho na minha "pilha de cabeceira": "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", "Memorial do Convento" (uma leitura obrigatória e muito satisfatória!) e, a partir de hoje "A Viagem do Elefante"; por lá já passou também "As Intermitências da Morte". Ando, portanto, ocupado em leituras :D :D


Sexta-feira, 07 Novembro, 2008

Anónimo disse...

Olá Tiago!
És o 'visitante' mais fiel, neste blog... e é sp um prazer ler os teus comentários!
O Saramago é uma das minhas 'paixões'.. Também comecei pelo Memorial, e depois desse, li tudo o que ele foi publicando. Depois do Nobel, 'desgostei' de alguns livros, mas, à tua lista de 'obras maestras', acrescento, ainda, 'O Homem Duplicado' (filosoficamente mto interessante), e o 'Todos os nomes'. O meu filho (23 anos)tb é um admirador incondicional deste escritor, que começou a ler aos 12 anos..
Sabes que, no novo livro, ele não usa maiúsculas? :-))
É, um homem que se renova até ao fim!
Bjis, até..

Ah, e fico contente que tenhas gostado da surpresa!:-) Eu acho o grupo de teatro da escola (e a prof responsável) das coisas mais gratificantes,generosas,e estimulantes, que por lá (ainda) existem!
bjis,
ana lima

Sábado, 08 Novembro, 2008

Anónimo disse...

Sem dúvida que são comentários como o do tiago que nos fazem acreditar que vale a pena lutar por uma educação digna, porque eles ,alunos como o tiago, merecem.

Também quero aqui deixar outro comentário a todos os colegas desta escola que se manifestaram no dia 8 de novembro, dizer que foi para mim um grande orgulho sentir que os professores desta escola dizem não a esta avaliação e à política educativa deste ministério.

Ana, tocaram-me as tuas palavras, as que nem sempre temos oportunidade de dizer aos nossos alunos, de tão cansados e desgastados que estamos.

Assim vale a pena
Obrigado a todos os que acreditam

Lucinda almeida

Domingo, 09 Novembro, 2008