08 fevereiro 2009

eclipse com anel

Uns quantos sortudos que estejam hoje lá para os lados do Oceano Índico poderão apreciar um acontecimento raro, quando um eclipse solar anelar transformar o sol num disco negro com uma luminosa coroa à volta, em forma de anel.

Nos eclipses solares, a lua posiciona-se entre o sol e a terra, projectando a sua sombra na superfície terrestre. Um ligeiríssimo desacerto no alinhamento dos 3 astros leva a que a lua não cubra completamente a face visível do sol, como acontece nos eclipses totais, assim dando origem ao deslumbrante eclipse anelar.

fonte: aqui
explicações mais científicas e outras imagens de eclipses: aqui



e, por sugestão de uma visitante imprescindível.., um vídeo





al, 26 /01/09

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindo :-)

E se colocasses este vídeo dos DCD ao pé da imagem? Tenho a impressão que a Lisa está a cantar esta parte: "com uma luminosa coroa à volta, em forma de anel."
Aqui fica o pedido e o link:
http://www.youtube.com/watch?v=cQK2VE4kyPw

Um grande abraço, Ana!
Ana Calhau

P.s.: agora vou ali aos Arcade...

Segunda-feira, 26 Janeiro, 2009

Anónimo disse...

Carlos Milho disse...

Ora aqui está mais uma preciosidade. Gosto muito dos DCD, uma banda holandesa que nos deixou algumas das melodias mais extraordinárias que já ouvi. Gosto especialmente de "Severance" (http://www.youtube.com/watch?v=UJE9Ks3BBMM)
bjs
Quarta-feira, 28 Janeiro, 2009

Anónimo disse...

Não posso deixar de sugerir este magnífico e duro vídeo de "Host of Seraphim", uma das suas melhores melodias, com a inconfundível voz da Lisa Gerrard
http://www.youtube.com/watch?v=QJhVM930YXY&feature=related

Quarta-feira, 28 Janeiro, 2009