10 julho 2011

o muso da FLIP

.
valter hugo mãe (assim mesmo, com minúsculas, que a grandeza de um homem não se mede pelo tamanho que tem a letra do seu nome..) nasceu em Angola, Saurimo, em 1971. Passou a infância em Paços de Ferreira, vive em Vila do Conde desde 1981. Licenciado em Direito, pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Vencedor do Prémio José Saramago com o romance o remorso de baltazar serapião, sobre o qual José Saramago disse: «Este livro é um tsunami!»
.
ler mais sb. vhm - aqui
  • vhm também encanta quando canta. Tem uma banda chamada 'governo' e uma voz ....  de 'Antoni com Variações' (segundo Rui Reininho:) 
  • tem um blogue chamado casadeosso - aqui 
  • tem várias páginas no facebook:
uma de poesia  ;
a página 'mãe' ;
uma plataforma  para albergar os amigos q a outra já ñ comporta ..
        *
        a notícia:

        Romance de valter hugo mãe esgota 
        na Festa Literária Internacional de Paraty

        in Público 
        09.07.2011
        Por Isabel Coutinho, em Paraty
        - notícia completa  aqui
        .
        .
        .

        O próximo romance de valter hugo mãe é sobre um homem que aos 40 anos descobre que quer ter um filho. Tal como o escritor português, que hoje está na capa dos principais jornais brasileiros por causa da comoção que provocou ontem na FLIP- Festa Literária Internacional de Paraty, onde foi o único autor a esgotar um livro na livraria do evento.

        O escritor português ficou quatro horas e meia a dar autógrafos (a cerca de duas mil pessoas) juntamente com a sua colega de plateia, a escritora argentina Pola Oloixarac, que era apelidada de “musa da FLIP” antes da sua participação na mesa. Depois da sessão em que o escritor português cativou o público com o seu carisma, passou a ser chamado de “o muso da FLIP” por alguns jornalistas.

        “Foi um dia de participação activa da plateia, com hugo mãe aplaudido de pé na Tenda dos Autores. O escritor emocionou-se profundamente ao final de sua leitura, chegando a arrancar lágrimas do público.

        «Mãe não tem medo de expressar seus sentimentos. Mostra que a inteligência está no coração. Espectacular». (...)
        «Ele roubou a mesa. Tem coragem, não tem medo de expor o processo de criação, seus afectos. Isso é raro.»
        .
        é sim, valter, raro e precioso! - qualquer pessoa que te leia, que te oiça, sabe disso .. parabéns!
        .

        de Paraty, Brasil:

        .

        .
        .

        O escritor português valter hugo mãe, que participa da FLIP 2011 - Festa Literária Internacional de Paraty, lê trecho de sua obra "a máquina de fazer espanhóis"
        .

        .
        o apocalipse dos trabalhadores - ver tb. post, aqui


        .

        sb. vhm, mais posts aqui do ventoaqui  ; aqui ;

        sobre o seu romance 'tsunami', 'o remorso de baltazar serapião'aqui
        .
        Regina Duarte, convidada no programa Páginas Soltas, com apresentação de Bárbara Guimarães, escolhe o livro «o resto da minha alegria», de Valter Hugo Mãe. «o resto da minha alegria» teve edição dos Cadernos do Campo Alegre. A capa foi concebida pela cantora Adriana Calcanhotto, com fotografia dos seus relógios pessoais feita por Rogério Faissal. Entretanto, o livro pode ser encontrado no volume que recolhe a poesia do autor: «contabilidade, poesia 1996-2010», edição Alfaguara.

        -
        .

        Sem comentários: