http://www.tvi24.iol.pt
Corrupção: Portugal na 32.ª posição entre 178 países
No relatório anual da organização não governamental, intitulado «Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2010», Portugal mantém-se como um dos países da Europa Ocidental em pior posição do ranking anual sobre a percepção da corrupção, embora tenha melhorado ligeiramente em relação ao ano passado (2009)
Leis «herméticas», um aparelho de Justiça que «não funciona» e resultados «nulos» no combate à corrupção são as razões apontadas pela TI para explicar a má posição de Portugal no ranking anual sobre percepção da corrupção.
Paulo Morais, da representação portuguesa da TI, disse à agência Lusa que «nos últimos anos Portugal piorou muito», afirmando que «o ovo da serpente está na legislação confusa e que gera ela própria corrupção».
Leis «invariavelmente herméticas e cheias de regras que ninguém compreende e excepções por forma a obedecer muitas vezes a este ou aquele grupo» e, «o pior de tudo», leis que atribuem «um ilimitado poder arbitrário a quem as administra» são as principais razões, defendeu.
Paulo Morais acrescentou que o aparelho da Justiça «não funciona» porque «não há uma actuação sistemática de combate à corrupção». «Tem havido aqui e além alguns assomos de aparente vontade de combater» a corrupção, afirmou, salientando, no entanto, que tiveram «resultados praticamente nulos».
Paulo Morais classificou o Conselho Português para a Prevenção da Corrupção como um «organismo governamentalizado» e a Comissão Parlamentar Contra a Corrupção como «uma inutilidade absoluta», com «resultados práticos praticamente nulos».
«Os próprios parlamentares mais relevantes nessa Comissão eram eles próprios muito ligados a grandes grupos empresariais, o que obviamente não ajuda no combate à corrupção», argumentou.
Segundo referiu, o relatório da Transparencia International foi elaborado por «um conjunto de sábios independentes», tem diversas fontes e corresponde em 60 por cento a visões externas sobre Portugal e em 40 por cento a opiniões manifestadas em Portugal.
A Transparência Internacional é uma organização não-governamental que tem como principal objectivo a luta contra a corrupção. Foi fundada em Março de 1993 e tem sede em Berlim. É conhecida pela produção anual de um relatório no qual se analisam os índices de percepção de corrupção dos países do mundo.
Somália, Birmânia e Afeganistão são considerados os países mais corruptos no ranking agora divulgado.
*
Em Espanha, vai-se mais longe: têm um "CORRUPTÓDROMO", que o mesmo é dizer um "mapa de corrupção" bem detalhado, apontando casos concretos e responsáveis - ver aqui
*
Autarquias concentram quase 90% da corrupção em Portugal
Estudo sobre corrupção participada no país identificou a origem do mal: poder local.
.
Publicado em 09 de Abril de 2010- aqui.
Gato Fedorento - Corrupção em Portugal
.
e ainda..
Fraude e Corrupção em Portugal
O inimigo sem rosto: fraude e corrupção em Portugal, da autoria de Maria José Morgado, Procuradora Geral-Adjunta, e do jornalista José Vegar. - Outubro de 2003
Os autores são claros: uma das principais causas da corrupção em Portugal está na sua Administração Pública, minada pelo tráfico de influências, cunhas, compadrios, amiguismos e todo o tipo de séquitos de clientelas.- fonte
.
Sem comentários:
Enviar um comentário