24 junho 2011

δεμοκρατια for 'democracy'

A cultura da Grécia Antiga é considerada a base da cultura da civilização ocidental. A cultura grega exerceu poderosa influência sobre os romanos, que se encarregaram de repassá-la a diversas partes da Europa. A civilização grega antiga teve influência na linguagem, na política, no sistema educacional, na filosofia, na ciência, na tecnologia, na arte e na arquitectura moderna, particularmente durante a renascença da Europa ocidental e durante os diversos reviveres neoclássicos dos séculos XVIII e XIX, na Europa e Américas.

Conceitos como cidadania e democracia são gregos, ou pelo menos de pleno desenvolvimento na mão dos gregos. - fonte

citações/ definições de democracia - aqui



*

"Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns, ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende não de poucos mas da maioria, é  democracia- Péricles (*), Oração fúnebre, in Tucidides: A Guerra do Peloponeso, Livro II, 37. 
(*) c. 495/492 a.C. - 429 a.C
.
sobre as origens da Democracia na Grécia antiga - ler aqui
*

*
Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países, como o Egipto).

Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde 1100 a.C. (período posterior à invasão dórica) até à dominação romana em 146 a.C.  No entanto, deve-se lembrar que a história da Grécia se inicia no período neolítico, perpassando a Idade do Bronze com as civilizações cicládica (3000 a.C. - 2000 a.C.), minoica (3000 a.C. - 1400 a.C.) e micênica (1600 a.C. - 1200 a.C.). Alguns autores utilizam um outro período, o período pré-homérico (2000 a.C. - 1200 a.C.), para incorporar mais um trecho histórico à Grécia Antiga.

Os antigos gregos auto denominavam-se helenos, e a seu país chamavam Hélade. Nunca se chamaram a si mesmos gregos nem à sua civilização Grécia, palavras latinas que lhes foram atribuídas pelos romanos.

*
.

Sem comentários: