23 maio 2011

é sempre bom lembrar ..

mais uma imagem que roubo ao Kaos! :)
.
dedicado aos devotos de Mª. de Lurdes Rodrigues: a ministra que, tendo sido sinistra, tantas saudades deixou à nata dos 'obesos mentais' nacionais ..

*

o logro segundo Guilherme Valente

excertos de entrevista (2007) a Guilherme Valente - retirados daqui

  • Como é que explica o sucesso do livro sobre o “eduquês”?

(...) Os professores começaram a perceber o logro de que têm sido vítimas. Não só os professores, também os alunos mais esclarecidos e responsáveis.

  • Que logro é esse?

O logro do facilitismo, de se considerar, hipocritamente, aliás, que as desigualdades diminuem com o nivelamento por baixo, da falta de exigência, a ideia de que a escola é uma brincadeira, e não um esforço pelo qual tem que se passar para se poder progredir pessoal e socialmente. O logro do conjunto de teorias que temos designado pelo termo «eduquês», que, agora, toda a gente percebe o que é e considero estarem hoje, com a actual ministra (melhor, com o actual ministério, porque a ministra me parece não perceber muito bem o que anda a fazer) -- mais à solta do que nunca.

«Louve-se-lhe não só a coerência como a persistência. A ex-ministra não sabia bem o que andava a fazer. E a actual saberá?» neste blogue

  • O problema é do ministério ou é antes dos ministros?

Há o secretário de estado (Valter Lemos?) e esta nomenclatura que domina o ministério e continua a impor-se aos ministros. Uma espécie de União Nacional dos «especialistas» a lutarem para manter o poder e o emprego. Apesar da aparência que está a iludir muito boa gente, a actual ministra (Maria de Lurdes Rodrigues) identifica-se com eles ou, ignorantemente, serve-os, como transparece mesmo de afirmações que vai fazendo.   ..

..
Parecendo que está a mexer em tudo, não tocou em nada do que era essencial ser alterado: a ideologia que sufoca a escola, frusta o trabalho dos professores, corrói e inviabiliza o país.
 ..
 .

Sem comentários: