03 março 2011

Europa, unida, jamais seria vencida?

recebido via e-mail: «aqui engolimos tudo!» 
.
e engolimos impostos injustos e cortes suicidas e medidas assassinas e AsDD insanas e congelamentos ad-eternum - e etc etc etc etc etc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Manifestantes britânicos ocupam sucursais do Barclays

Manifestantes britânicos ocupam mais de 35 agências do Barclays em protesto por este banco ter pago apenas 113 milhões de libras (134,3 milhões de euros) de impostos no Reino Unido em 2009, o que equivale a cerca de um por cento dos lucros (11,6 mil milhões de libras) obtidos.
Artigo | 20 Fevereiro, 2011 - 01:02 


Os protestos inserem-se numa série de acções directas, promovidas pelo grupo Uncut do Reino Unido, contra os cortes anunciados pelo Governo. Foto de Dominic, Flickr.

Várias agências do Barclays em locais como Londres, Edimburgo, Birmingham e Liverpool foram fechadas ao público e ocupadas, de forma pacífica, por manifestantes que encenaram sit-in, criaram grupos de leitura de improviso e creches(aprendam, pessoal! .. e parem de render-se à pseudo inevitabilidade das coisas!! parem de achar que não se pode fazer nada!!!! - ou nada mais que mais uma manif !....)

Os protestos inserem-se numa série de acções directas, promovidas pelo grupo UK Uncut, contra os cortes anunciados pelo governo. O facto de o Barclays ter pago apenas 113 milhões de libras (134,3 milhões de euros) de impostos no Reino Unido em 2009, o que equivale a cerca de um por cento dos lucros (11,6 mil milhões de libras) obtidos motivou as ocupações das agências.

Ruth Griffiths, de 36 anos, membro do UK Uncut, afirmou ao Guardian que estão a transformar “os bancos em escolas, centros de lazer, bibliotecas e florestas, porque a sociedade é que é demasiado grande para falir, e não o sistema bancário débil." (aprendam, pessoal, aprendam! - e vejam como se pode fazer mossa .. criativamente!!! ..)

O grupo UK Uncut também promoveu inúmeros debates sobre as medidas de austeridade impostas pelo governo e o favorecimento da banca.

Os britânicos estão, segundo membros do UK Uncut, “fartos de financiar o sector público e assistir à sua dizimação, enquanto as corporações estão, efectivamente, a roubar sem qualquer penalização”. É uma situação “legal mas imoral”, adiantam os activistas. No Reino Unido, “o governo está a permitir que bancos como o Barclays fujam ao pagamento de grandes percentagens dos seus lucros ao fisco, enquanto os serviços públicos estão a ser devastados”.  - lá como cá, verdad?

Os manifestantes consideram que “os cortes não são necessários, são uma escolha política, porque o governo opta por escorar bancos como o Barclays em vez de investir nos serviços públicos” e defendem que é necessário “assegurar que os bancos contribuam de forma mais justa para reduzir o défice que ajudaram a criar”. - ora nem mais!

Sem comentários: