04 março 2010

SHAME on US ALL !

«Shame on you! Na escola do Leandro ontem foi um dia normal.» (hoje, no profblog)


Um dia normal ??!!, pergunto-me. E pasmo. E temo que mais Leandros venhamos a lamentar. 
  • Como pode ontem ter sido um dia normal na escola do Leandro? 
  • Como pode ontem ter sido um dia normal na terra, na comunidade a que o Leandro pertenceu???  
  • Como pode ontem ter sido um dia normal no país, na assembleia da república, nas sedes das associações e confederações de pais?
    O problema do bullying, da violência juvenil, é de absolutamente TODOS!! E é precisamente o facto de a escola, a sociedade, lhe 'passarem por cima', de não o encararem séria e urgentemente, que o perpetua e o agrava . 
    Os 'bullies' são filhos de outros pais - que responsabilidade para eles?? Os 'bullies' vivem numa comunidade, às tantas frequentam uma qualquer igreja .. Que responsabilidades aqui, também?? A Escola é apenas um dos muitos elos desta cadeia de 'implicados'!
    Por isso, shame on us. All of us. Ao Leandro devemos todos um muito tardio pedido de desculpas .. 

        3 comentários:

        Vera disse...

        Concordo Ana!
        O pior é que os Pais (aqueles a cuja classe pertenço e represento, sempre, nas Escolas por onde passam os meus Filhos, 4)são cada vez mais ausentes, indiferentes, surdos e mudos. POrquê preocuparem-se mais do que "que nota tiveste no teste"? Se é que conseguem ter esta preocupação? É muito triste o que aconteceu ao Leandro. É muito triste que um País inteiro assista em silêncio às buscas e não pergunte "O que se passa nas nossas Escolas? O que se passa no nosso sistema de ensino?". Muito triste, mesmo!

        AL disse...

        Vera, obrigada pelo seu comentário.
        .
        Sou professora e sei que nem sempre é fácil detectar os casos de bullying, precisamente porque as vítimas evitam fazer queixa - aos seus professores, aos órgãos de gestão da escola, com receio de represálias.
        .
        Sei também que muitas vezes a Escola minimiza a questão da violência juvenil, chega a negar a sua existência ..
        .
        Sei ainda, que quando a Escola actua, há um sem número de impedimentos legais que inviabilizam, por exemplo, a expulsão dos agressores; que quando isso acontece (raramente), os 'bullies' são transferidos para outra escola, só se altera o terreno de acção.
        .
        Sei, finalmente, que a Vera tem toda a razão. Os Pais (sobretudo os que têm filhos 'problemáticos') demitem-se cada vez mais da sua função de Educadores, é-lhes muito mais fácil arranjar, na Escola, nos Professores, um bode expiatório..

        Hurtiga disse...

        Vergonha nacional! Quantos "Leandros" passam debaixo do nosso nariz, estão ali, sem que ninguém lhe deite a mão? Mesmo que não se atirem ao rio...

        Eu não lhe deitei a mão
        Tu não lhe deitaste a mão
        Ele/ela não lhe deitou a mão
        Nós não lhe deitámos a mão
        Vós não lhe deitastes a mão
        Eles/elas não lhe deitaram a mão

        Porra, ninguém lhe deitou a mão!