24 março 2010

Hypatia de Alexandria

o post aguardava 'retoques' , esteve de pousio. Aqui vai agora, só para os meus amigos/as minhas amigas não ficarem a pensar que morri :) .. o filme, Ágora, é que já não está nas salas de cinema, se chegar a aparecer em vídeo não percam.
A homenagem, de qq modo, é mesmo a essa ignorada grande mulher, Hypatia de Alexandria: matemática e astrónoma, filósofa, e como eu teria gostado de a ouvir referenciada numa visita de estudo que fizemos ao Planetário..

Rachel Weisz interpreta o papel Hipátia de Alexandria, a primeira mulher filósofa do Ocidente que contribuiu para o desenvolvimento das Matemáticas e da Astronomia.
A partir da biblioteca de Alexandria, Hypatia leva a cabo uma luta para salvar a sabedoria do mundo antigo ameaçada por perseguições religiosas. Um filme épico e de grande orçamento que nos chega de Espanha pela mão do realizador Alejandro Amenabar. fonte

imagem: Hypatia as imagined by Raphael
Detail from The School of Athens (1509-1510)
Full name: Hypatia (Ὑπατία)
Born: c. 370
Died: 415
Era: Ancient philosophy
Region: Ancient Greece
School: Platonism
Main interests: mathematics, astronomy

tudo sobre Hypatia, aqui 
Rachel Weisz é a protagonista com a sua personagem Hypatia, uma lendária filósofa e matemática da antiga Alexandria, numa altura em que o Império Romano começava a entrar em declínio e a aceitar o Cristianismo como a religião legal (...)
Na primeira parte do filme conhecemos Hypatia como professora, a ensinar matemática e astronomia aos seus discípulos e a tentar solucionar o enigma das órbitas planetárias em torno do Sol.   fonte

.
.

1 comentário:

Unknown disse...

Filme realmente maravilhoso que vem apresentar essa mulher tão brilhante que dedicou sua vida à ciência e filosofia!