10 fevereiro 2010

de golpada em golpada ..

mais uma q me chegou por mail. acrescentei só umas boquitas a cor de rosa e alterei-lhe um niquito a prosa .. a nojeira já é tanta, q só com uma imagem para amenizar.. esta aqui à esquerda é um quadro de August Macke, pintor expressionista alemão.

Então:
Era uma vez ... um senhor chamado Jorge Viegas Vasconcelos, que era presidente de uma coisa chamada ERSE, a saber, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Ora o senhor Vasconcelos pediu a demissão do seu cargo, que lhe rendia  uns módicos 18 mil euros /mês, alegadamente, pasme-se!! - por os aumentos da electricidade  terem ficado aquém das suas expectativas. 

Pois muito bem, quando alguém se demite do seu emprego, fá-lo por sua conta e risco, não lhe sendo devidos pela entidade empregadora quaisquer reparos, subsídios ou outros quaisquer benefícios, certo? Pois .. não .. nem sempre. O caso é que  o agora ex-presidente da ERSE (que por uma 'birra' se demitiu do seu milionário cargo) vai para casa, sim, mas ganhando 12 mil euros por mês até encontrar um novo emprego, num período que pode ir até dois anos.
Pois é, há desempregados e DESEMPREGADOS!! Certo, certo, é que o sr. Vasconcelos vai gastar do erário público - a troco de nada,! - a bonita soma de (12x24 ) 288 MIL euros!! [ora eu até apostava que o dito senhor é católico, contra o aborto, a eutanásia, o casamento homossexual, e ainda vai à missa todos os domingos com a família! - admiram-se?]

Aqui, perguntarão: «mas qual é, neste país, o trabalhador que se despede e fica a receber seja o que for?».
Se fizermos esta pergunta ao ministério da Economia, ele responderá/respondeu, que «o regime aplicado aos membros do conselho de administração da ERSE foi aprovado pela própria ERSE». E que, «de acordo com artigo 28 dos Estatutos da ERSE, os membros do conselho de administração estão sujeitos ao estatuto do gestor público em tudo o que não resultar desses estatutos».[como eles cozinham bem os seus interessezinhos, hein?]
Tudo, é claro, com a bênção avalizadora dos nossos amados governantes, que começam por nomear para estes cargos os seus 'yes-men' .. 

Pois. Mais um !!! escândalo e uma imoralidade, mais uma afronta a milhões de portugueses que sobrevivem com ordenados baixíssimos e subsídios de desemprego miseráveis e a quem ainda se pede contenção. E senhores Vasconcelos ... há-os por aí aos pontapés!

Ah, mas afinal, o que é - e para que serve - a ERSE? 
Pois bem, a missão da ERSE consiste em fazer cumprir as disposições legislativas para o sector energético.
E pergunta você, que não é burro: «Mas para fazer cumprir a lei não bastam os governos, os tribunais, a polícia, etc.?». Parece que não. A coisa funciona assim: após receber uma reclamação, a ERSE intervém através da mediação e da tentativa de conciliação das partes envolvidas. Antes, o consumidor tem de reclamar junto do prestador de serviço.
Ou seja, a ERSE não serve para nada

Eita cambada!!

Sem comentários: