12 fevereiro 2010

le temps des cerises

ou.. as lições da História

Comuna de Paris - 28 março a 28 maio de 1871 , 
62 dias que assombraram/encantaram/chocaram o mundo
*
Vista pela esquerda a Comuna foi a primeira experiência moderna de um governo realmente popular.  Um extraordinário acontecimento histórico resultante da iniciativa de grupos revolucionários e do espontaneidade política das massas, combinando  patriotismo, republicanismo e socialismo, em meio a circunstâncias dramáticas de uma guerra perdida (Franco-Prussiana)  e de uma guerra civil em curso.
  • Palavra-chave: criatividade instituinte.
  • Pressuposto: É possível viver sob novas formas políticas e sociais, mais justas e igualitárias.
  • Motivação: tomar de assalto os céus.
Vista pela direita tratou-se de uma aberração política, obra de fanáticos revolucionários e de uma plebe ignorante que, ao afrontar as instituições, símbolos e interesses burgueses-aristocráticos, mereceu o castigo exemplar: nada menos que um banho de sangue,  para repor esta gentinha em seu lugar e pensar duas vezes antes de aventurar-se novamente a ameaçar a boa sociedade.
  • Palavra-chave: pânico repressivo.
  • Pressuposto: A sociedade e seu governo é uma prerrogativa (trans)histórica inextricável das elites proprietárias.
  • Motivação: remeter os insurrectos aos infernos.

.
Esta canção de Jean-Baptiste Clément e Antoine Renard, anterior à Comuna (1866-1868), não é um canto revolucionário, mas uma cançao de amor. E no entanto, ela virá a tornar-se, depois do massacre dos  'Communards', o símbolo da Comuna e dos imensos anseios que ela gerara.

fonte

Sem comentários: