14 janeiro 2010

pais deste país, acordem!

o título, o texto deste 'post', tudo retirado daqui

Trata-se do comentário de um Encarregado de Educação que não partilha a visão “albinista” da escola (...)

« Ainda estou à espera de pessoas que queiram efectivamente fazer algo de positivo pela educação. Não serão estes pais, não serão estes professores, não serão estes filhos nem estes alunos. Será possível que ninguém veja que a escola nestes moldes está a contribuir para uma sociedade sem regras, sem valores e baseada na mentira e falsidade?

Senhores professores, tenham coragem e denunciem o que se passa verdadeiramente nas escolas: indisciplina, falta de educação, facilitismo, mentira.
Hoje os alunos vão para as escolas como se fossem para um bar ou uma discoteca. Sabem que vão passar sempre.
Os professores são constantemente humilhados nas escolas e ainda há quem pense em avaliar estes homens e mulheres que são os únicos que se preocupam com os jovens do nosso país...

Abram as portas das escolas à comunicação social e deixem que esta divulgue o que verdadeiramente se passa na maioria das salas de aula deste Portugal e depois vamos ver quem é que devia ser avaliado.

Onde está a responsabilidade dos pais, dos que fazem os programas, dos que fazem os horários dos professores?
Ter oito turmas, leccionar três e quatro níveis, ser DT e ter duzentos alunos, turmas de vinte e muitos alunos...

Ganhem juízo, criem condições de verdade nas escolas e vão ver que os professores fazem bem o seu trabalho. Já agora, este entendimento entre sindicatos e ministério é mais um atentado ao ensino de qualidade.

Será que ainda não viram que não interessa ter pessoas esclarecidas? Pais deste país  acordem, pois trata-se dos vossos filhos!!! Boa noite. »

Publicada por Anjos em Octávio V Gonçalves a 13 de Janeiro de 2010 21:01

1 comentário:

Diogo Costa disse...

Sim, realmente o senhor tem razão do que fala. Os alunos de hoje em dia, comparados com uma ou duas gerações atrás são inequivocamente mais indisciplinados, culpa que pertence aos pais.
Eu actualmente frequento um curso profissional de informática e simultaneamente de gestão e as facilidades apresentadas para nós, alunos são descabidas. Não só a termos de matéria dada (e o modo), como também o comportamento permitido.
Há poucos anos atrás não cabia na cabeça de ninguém os alunos pararem a sua pesquisa para começar a jogar a meio da aula sem se importar se o professor estava a ver ou não?
Mas claro, não são só os alunos que fazem as "besteiras" durante as aulas (digo isto porque eu sou um aluno que me porto relativamente bem. Isto é, não falto às aulas porque ontem choveu ou porque "a sala está fria"). Tenho dois casos recentes que se passaram comigo que me deixaram de boca aberta.
O primeiro foi que uma professora saiu a meio da aula para ir fora da escola fumar (é bonito é...). O segundo é uma professora que tinha no seu horário a mesma turma durante quatro tempos de 45 minutos, decide que dava apenas dois e seguidamente dirigir-se-ia para casa (o que até não calhou mal porque era as últimas horas, portanto segui 1h30 mais cedo para casa do que seria de esperar).

Por favor, não ponham apenas a culpa em cima do alunos. Há casos e casos! Existe falta de respeito tanto dos alunos, como dos professores, embora que os professores são a autoridade, portanto deveriam-se impor mais. Não em questão de supermacia, mas sim de um modo respeitoso impor-se e "criar alunos exemplos", não permitindo faltas de respeito, etc.. Normalmente o professor "bacano" não é aquele super-liberal que deixa fazer tudo, é o simpático que sabe como ser respeitado e ao mesmo tempo respeita.