06 dezembro 2009

de Bruxelas com amor

Pois é, nada como sair do burgo para perspectivá-lo - a ele e à vidinha..

Estou agora em Bruxelas. Melhor dizendo, estou na União Europeia - não apenas no seu seio, mas na própria, a única UE -  the real thing, e ponto.
O que basicamente vejo à minha volta, nas ruas e nas praças, é gente que aparenta estar de bem com a vida. Gente de todas as cores, feitios, idades, modas, falando muitas línguas que não entendo à mistura com outras que reconheço.
Chove. Apesar disso, nuvens carregadas só por cima, não em volta, não dentro. Os carros não apitam, não aceleram, não stressam; as pessoas atravessam as ruas calmamente, muitas vezes sem sequer olharem; e passeiam-se, sem chapéu de chuva, quase todos; e vêem-se muitos pais e mães com as suas crianças, e carrinhos de bébé forrados a plástico. Tudo 'numa boa': a chuva que não os incomoda, a crise que parece não tê-los afectado.

Pelo jornal, fico a saber do que se planeia na Bélgica a nível politico-económico: descida do IVA, preços mais baixos em vários sectores. Ao que me dizem, é também assim que em França se combate a crise; que se vêem, por exemplo, e já desde o verão, restaurantes com anúncios afixados à porta: "baixou o IVA, nós baixámos os nossos preços." Assim, sem lugar a ponto de exclamação: não é publicidade enganosa, razão de espanto para ninguém. Tão só o que seria lógico fazer. ou sério.

Dias antes de sair daí ouvi na rádio as recomendações do FMI para 'estabilizar' Portugal: aumento do IVA, muita cautela com os aumentos da Função Pública, desejavelmente zero.
No Público que aqui chega com um dia de atraso, leio a notícia: "Lisboa já ultrapassou Londres no pódio das capitais mais caras" - e.. note-se - no que toca à compra dos bens de consumo mais comuns. Ponto de exclamação nenhum, aqui também.

Portanto, e ao contrário do que é quase a minha natureza, sobre isto não tenho dúvidas: a União Europeia é Bruxelas! Os verdadeiros cidadãos europeus (não de pleno direito, mas de pleno gozo!), os comissários  os presidentes os  deputados, mais as hordes de pessoal das comissões dos vários países da UE:  funcionários (públicos, todos eles..) que aqui vivem e trabalham!
Nós (os que vivemos, trabalhamos e ganhamos salários portugueses, espanhóis, romenos e etc..)  podemos até estar na UE, mas a UE não está em nós!!


e..
não que tenha tudo a ver .. a  batida 'cai-me' bem aqui..



3 comentários:

Anónimo disse...

E não esqueçamos, erro imperdoável da autora, da comida em Bruxelas!
Em relação à UE, se ela não vem até nós devimos nós ir até ela!

Anónimo disse...

Senti exactamente o mesmo quando aí estive há semanas : uma cidade calma, pequena mas cosmopolita: É impressionante a variedadade de gentes e línguas. Apeteceu-me ficar aí,senti-me bem e não foi só pela razão mais evidente :) Aliás, como te disse,quase ia deixando de fumar....isto aqui "mete nervos". E as mil e tal cervejas diferentes ?E os chocolates ? E a comida de todos os cantos do mundo?( a belga dispenso!) E as exposições, concertos,museus tudo ali pertinho?
E as ruas cheias de gente a passear?...Enfim!...e o arejo de sair deste covil seja lá pra onde for ? Quanto aos Clash qualquer altura é boa e apropriada para os ouvir :) ana gouveia

Margarida disse...

Relaxa então na Europa a sério, AL.
Beijinhos
Margarida A.