19 outubro 2009

das paixões: bailado moderno

Das três peças agora apresentadas pela CNB (a primeira era Serenade, de Balanchine) Four Reasons, do coreógrafo Edward Clug foi talvez a que preferi, embora "À Flor da Pele" me tenha tocado mais fundo, agitado zonas, fibras, insuspeitadas, recônditas.

Aqui (Four Reasons), para além, também, da pulsão dos corpos, incrível, inimaginável, são os jogos cénicos e dramáticos, a alternância de luz e escuridão, o esconder e o desvendar criando uma expectativa constante, envolvendo-nos, atraindo-nos, tensando-nos. Poderosíssimo o martelar ensurdecedor, sufocante, de uma única tecla, no piano.

«A peça (Four Reasons) desenvolve-se através da interacção de dois músicos com oito bailarinos, que moldam o espaço e o ambiente, contemplando e desfiando o objectivo de uns e outros, em diferentes dimensões (...) » Edward Clug **

2 excertos - breathtaking!
música original: Milko Lazar
interpretação musical ao vivo:
piano, Milko Lazar ; violino, Vasilij Meljnikov

** Edward Clug : bailarino e coreógrafo com uma sólida formação clássica (ver entrevista aqui)

«... o mais importante, para o jovem coreógrafo de origem romena, será certamente a capacidade para suscitar emoções, trabalhando o espaço com gentileza e explorando o movimento dos corpos, que ele elege definitivamente como a matéria primordial da dança.»

(do programa, texto de Daniel Tércio)

Sem comentários: