27 setembro 2009

perplexidades

Pasmei com a maioria dada ao PSD nas intenções de voto dos ‘umbiguistas’.
Dei-me ao trabalho de ler os comentários todos ao post da sondagem, para ver se percebia..
As conclusões que tirei são as que já alguém por lá referira: temos (nós, professores, nós, povo português), os governantes e as políticas que merecemos!

Muitos (sbt professores) justificam a sua opção pelo PSD como voto útil, a única forma de impedir a vitória do PS. Preparam-se até para festejar essa vitória! Vitória? A mim parece-me isso de uma ingenuidade inconcebível e infantil, uma crença inusitada em contos de fadas!!
PSD um mal menor?!!
Em que é que diferem as políticas, as ideologias, a prática governativa, do PSD e do PS de Sócrates?
Como podem ter-se esquecido dos mandatos de Cavaco Silva enquanto 1º ministro, da actuação de M. Ferreira Leite enquanto ministra da educação?
Iguais, em tudo, PS e PSD, da arrogância à prepotência, corrupção, jobs for the boys..
Acreditará alguém que, a vencer as eleições, o PSD alterará uma vírgula no que respeita (pelo menos) à política educativa levada a cabo nos últimos 4 anos?

Não perceberão os meus amigos que eles esfregam as mãozinhas de contentes com a perspectiva? – o trabalho sujo feito, vitoriosa e bem implantada a política economicista que foi sempre, também, a dos governos PSD?
Quem é professor não vota PS – completamente de acordo. Quem é professor e não for nem amnésico nem masoquista, com toda a certeza, também não vota PSD!!!

Pôs-se por aí o fantasma da coligação PS-BE. Coligação que à partida me repugna, e que tenho repetidamente ouvido rejeitada por dirigentes do Bloco.

Apesar disso, pensemos nos cenários possíveis:

PS com maioria absoluta
PSD com maioria absoluta
PS com maioria relativa, coligado com o PSD
PSD com maioria relativa, coligado com o CDS.
PS com maioria relativa, coligado com o BE.

Qual das hipóteses, pensem, nos seria menos lesiva?
Quem, de todos os partidos com assento na AR, melhor e mais frequentemente tem apoiado a luta dos professores, levantado as questões mais pertinentes contra as políticas educativas deste governo?
Não me consta que PSDs tenham veementemente levantado a voz em defesa das nossas reivindicações. Lembro-me, sim, é da deputada Ana Drago, questionando, criticando, enfrentando Mª L. Rodrigues.

“Se o PSD mantiver estas políticas, nós cá estaremos para continuar a luta”, diz-se por aí em círculos de professores..
Pois não me parece. Eu, pelo menos, não tenciono mexer uma mínima palha, sabendo que colegas de profissão optaram conscientemente por perpetuar as políticas fascizantes que nos têm vindo a impor nos últimos anos.

De resto, se de alguma coisa o PS tem sido sobejamente acusado, é de, dizendo-se socialista, optar por políticas de direita. Pensarão os caros simpatizantes do PSD que este vosso partido está à esquerda do outro??
Mais: se o PSD ganhar as eleições com os votos dos professores, que ilacções acham estas ‘cabecinhas pensadoras’, que eles vão tirar em relação à nossa classe?
Pois eu diria que as óbvias: “quanto mais lhes batermos..”


ou, parafraseando Guerra Junqueiro:

«Um povo (uma classe, acrescento..)imbecilizado e resignado,
humilde e macambúzio,
fatalista e sonâmbulo,
burro de carga,
besta de nora,
aguentando pauladas,
sacos de vergonhas,
feixes de misérias,
sem uma rebelião,
um mostrar de dentes,
a energia dum coice,
pois que nem já com as orelhas
é capaz de sacudir as moscas;(…) »



citação roubada ao Ivan Mota (20 inspiradíssimos anos), que edita 'um teleférico perigoso'

"PS e PSD são um irmão siamês unido pela testa. É preciso acabar com estas monstruosidades na política." - Manuel João Vieira.

1 comentário:

Ivan Mota disse...

Completamente de acordo. É preciso acabar com esta bicefalia. É triste perceber que Portugal vive em bicromia - preto e branco. Ou PS ou PSD. Enquanto assim for, desculpem a sinceridade, continuaremos a ser um país menor.