11 maio 2009

recordando Andy Warhol

"Estar vivo já dá tanto trabalho, que não queremos fazer mais nada."
Andy Warhol [1926-1987]

Andy Warhol, filho de emigrantes da Checoslováquia de apelido Warhola, foi um dos iniciadores e talvez o expoente máximo da Pop Art.
Acabou a licenciatura com uma menção honrosa em desenho, indo viver para Nova Iorque em Junho de 1949, à procura de emprego como artista comercial.

No início da década de 50, Andy tinha retirado o «a» final do seu apelido e a sua excentricidade passava por usar uma peruca branca, bem visível por cima do cabelo escuro.

Em 1961 realizou a sua primeira obra em série usando as latas da sopa Campbell's como tema, continuando com as garrafas de Coca-Cola e as notas de Dólar, reproduzindo continuamente as suas obras, com diferenças entre as várias séries, tentando tornar a sua arte o mais industrial possível, usando métodos de produção em massa.


Em 1963 a sua tentativa de «viver como uma máquina» teve uma primeira aproximação com a inauguração do seu estúdio permanente - The Factory

Andy Warhol passou, a certa altura, a usar pessoas universalmente conhecidas em vez de objectos de uso massificado, como fontes do seu trabalho. A técnica baseava-se em pintar grandes telas com fundos, lábios, sobrancelhas, cabelo, etc. berrantes, transferindo por serigrafia fotografias para a tela.


Para além de incursões no cinema, Warhol foi também produtor do grupo de rock-and-roll Velvet Underground, que viria a tornar-se famoso, nomeadamente através de Lou Reed.


fonte e mais informação aqui

É também de Andy Warhol a famosa frase: No futuro, todos serão famosos por 15 minutos.

Sem comentários: