01 abril 2009

aeróbica para os neurónios

antes da notícia, uma anedota:

a avó para a neta:
- "Ai, filha, como é que é o nome daquele alemão que me põe doida?"
a neta:
- "Alzheimer, avó, Alzheimer!!"

Pois então, uma fórmula para combater o tal do alemão: NEUROGINÁSTICA, que, como o nome indica, é uma ginástica para os neurónios.
Trocar de mão para escovar os dentes é bom para o cérebro. O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e a inteligência e, assim, realizando um exercício de NEURÓBICA.
Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão das suas conexões.Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que a NEURÓBICA, a aeróbica dos neurónios, é uma nova forma de exercício cerebral projectada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de actividade dos neurónios no cérebro.
Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam as capacidades do cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.
O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.
Tente fazer algumas experiências:
  • use o relógio de pulso no braço direito
  • escove os dentes com a mão contrária à do costume
  • ande pela casa de trás para frente (na China, as pessoas treinam isso num parque)
  • vista-se de olhos fechados
  • estimule o paladar, coma coisas diferentes
  • veja fotos de cabeça para baixo
  • veja as horas num espelho
  • faça um novo caminho para ir para o trabalho
A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Talvez valha a pena tentar!
Que tal começar a praticar agora, trocando o rato de mão?

gniraH htieK ed megami