02 março 2009

a propaganda 'absolutamente despudorada' do ME

Chama-se Santana Castilho, é professor universitário e costuma escrever (bem, muito bem..) sobre educação. Aqui explica por que é que, depois de 4 anos de governação 'socialista', a educação está agora MUITO PIOR em Portugal. Os gastos [quem diria, com tanto magalhães 'a pataco' ?! .. ] diminuiram para quase metade .. coincidência? Mais: contra os anteriores 29, agora são 51 os anos (em termos de desenvolvimento) que nos afastam da Europa. Se alguma dúvida restasse .. .. ..

video
Santana Castilho em discurso directo:
  • e é responsabilidade de quem, essa ausência de seriedade? «A responsabilidade é fundamentalmente dos políticos
  • «Sejamos claros: a opinião pública não é esclarecida e é facilmente influenciável por esta máquina incrível de propaganda que o governo tem.»
  • «a questão das "novas oportunidades" é uma farsa total
  • a saída para esta crise? - «mudança de políticas, seriedade, confiança nos professores, consciência de que aprender implica trabalho

Quem é Santana CastilhoManuel Henriques Santana Castilho é professor coordenador da Escola Superior de Educação de Santarém, onde lecciona cadeiras dos últimos anos em diferentes licenciaturas, na área da Gestão. Foi o primeiro professor coordenador do quadro da instituição, que dirigiu durante nove anos, e na qual foi também presidente do conselho científico.Foi presidente do Instituto Politécnico de Setúbal e membro do VIII Governo Constitucional. Tem vasta obra publicada e é cronista do Público e director da revista de politica educativa “Pontos nos ii”. Como consultor e formador, tem trabalhado para muitas das maiores empresas portuguesas e para o Banco Mundial e União Europeia.

3 comentários:

Teresa Amaral disse...

Haja alguém que vá dizendo o que deve ser dito!

Valerie disse...

A jornalista bem tenta mas realmente, não consegue. É impossível deturpar a realidade quando esta se "mete pelos olhos dentro" (de quem quer ver, óbvio).

Os CNO's são uma farsa, os Concursos são uma farsa, a Avaliação é uma farsa...

Também gosto muito de ouvir este senhor - sem tretas, sem merdices, claro e fulcral.

Anónimo disse...

É pena que a comunicação social não invista mais tempo em pessoas que conhecem os assuntos, que os transmitem de forma clara, gente competente, honesta, com paixão e determinação, que acredita que é possível ter um País melhor.

Com estas políticas de educação, estamos a condenar o futuro.