08 fevereiro 2009

livros para os mais novos: António Torrado

O meu último post deste ano, que mañana me voy .. :-) - e mais uma sugestão de livros, desta vez para crianças. O meu 'eleito' é António Torrado, um escritor português cujo sítio, na net, (ao que me contaram) chegou a ser objecto de investigação, tão incrivelmente elevados eram os números de acesso à página. Para enorme surpresa dos cibernéticos investigadores (calculo), tratava-se, afinal, de um sítio onde, todos os dias, se conta uma história! O link para a página, que se chama "HISTÓRIA DO DIA", está aqui.

Em baixo, não deixem de ver o vídeo!! só para vos abrir o apetite: «O que eu pretendo é que a escrita não seja muito escrita, muito penteada. Porque nós, quando falamos, falamos às vezes um tanto despenteadamente

António Torrado numa escola


« O vir às escolas, para mim, é tão estimulante como tomar vitaminas.»

António Torrado é por excelência um contador de histórias. Foi galardoado com o Prémio Calouste Gulbenkian de Livros para Crianças (1980), o Prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura (1984), o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças (1988), entre muitos outros. Alguns dos seus livros foram incluídos na Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People –, nos anos de 1974 e 1996. Segundo o crítico e investigador José António Gomes, “Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de Abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil.”

e no Portal da Literatura (clicar), uma extensa lista de livros deste autor.


Boas escolhas! Boas Férias! Boas Leituras!


al, 24 dezembro, 2008

Sem comentários: