17 janeiro 2011

Facebook, o maior expião do mundo!

chegou-me via e-mail,
encontrei-o mais bem traduzido e menos espectacular aqui (a versão que segue)


Big Brother is watching you!
 «A última que nos chega da América, evidentemente, é a que nos dá conta de que o Facebook está a vender a informação dos seus usuários ao melhor licitante. Cito textualmente: O que muitos usuários não sabem é que, de acordo com as condições do contrato que virtualmente assumem, ao fazer clique sobre o campo “aceito”, eles outorgam à Facebook a propriedade exclusiva e perpétua de toda a informação e imagem que publicam. Os aderentes autorizam “automaticamente a Facebook ao uso perpétuo e transferível, junto com os direitos de distribuição ou divulgação pública de tudo o que conste na sua página Web”. De repente tudo o que os seus aderentes publicaram, incluindo as suas fotografias pessoais, a sua inclinação política, o estado das suas relações afectivas, interesses individuais e até a direcção da casa, se enviou sem a sua autorização expressa a milhares de usuários.

Exemplos recentes: 
  • a Universidade John Brown expulsou um estudante quando descobriu uma foto que aquele colocou no Facebook vestido de travesty;
  • outra evidência sucedeu quando um agente do Serviço Secreto visitou na Universidade de Oklahoma o estudante do segundo ano Saúl Martinez por um comentário que publicou contra o presidente.

E, para cúmulo dos males, o assunto não termina se o usuário se decide retirar. Ainda que os usuários cancelem a sua conta, as suas fotos e a informação anteriores permanecem activas. E mais, o usuário não é retirado inclusive quando falece. De acordo com as “condições de uso”, as queixas não podem obrigar que Facebook retire os dados e imagens dos seus aderentes, já que a pessoa que morre aceitou o contrato virtual com o Facebook, ou seja, o direito de “mantê-lo activo sob um estatuto especial de comemoração por um período de tempo determinado pelo Facebook a fim de permitir que outros usuários possam publicar e observar comentários sobre o defunto”.

Saibam os usuários do Facebook que são participantes indefesos de um cenário a que os académicos qualificam como o maior caso de espionagem da história da humanidade. Desta forma convertem-se de maneira inconsciente nos continuadores do fenómeno “Big Brother”, num 'site' onde são participantes, estando a ser permanentemente observados. »

fenómeno 'Big Brother' - alusão à intromissão abusiva do estado nos assuntos privados do cidadão comum para controlar o seu comportamento social, tema de "1984", um romance profundamente premonitório escrito  por George Orwell em 1949.

fonte (presumida): aqui

textos relacionados:
Does FB own you forever? - aqui
A verdade sobre o Facebook...CUIDADO ! - aqui


agora... do texto que me chegou (postado no sítio do link acima) .. o Aldous Huxley e o seu Brave New World são uma coisa. George Orwell e o seu 1984, outra, completamente diferente - a ver no próximo post: 2 filmes inspirados em 2 livros brilhantes!

imagem criada por human empire - retirada daqui

.

Sem comentários: