11 novembro 2010

this is just 'the beginning'!

Dezenas de milhares de estudantes desfilaram em Londres contra a anunciada medida de aumentar  as propinas no Ensino Superior, que, nalguns casos, triplicam o seu actual valor. Segundo os organizadores, 50.000 estudantes, professores universitários e apoiantes aderiram à manifestação, no que foi o maior protesto de rua registado até hoje contra as políticas de austeridade preconizadas pelo partido conservador no poder, cuja sede é atacada nas imagens. (fonte: Youtube)

nota: tory = conservative (party)


ver/ler mais aqui  (the Guardian)  e aqui (Público)

«Na origem do baptismo de contestação do Governo liderado pelo conservador David Cameron está a intenção de aumentar as propinas que, em casos extremos, poderão chegar às 9000 libras anuais (cerca de 10.350 euros).

"Eles devem ir buscar dinheiro às pessoas que ganham muito, a quem tem salários de sete dígitos, e não aos estudantes que não têm dinheiro", disse Anna Tennant-Siren, aluna da Universidade do Ulster em Coleraine, na Irlanda do Norte, citada pela AFP.

Se a cólera estudantil incidiu sobre a sede dos conservadores, parceiros maiores da coligação, os liberais-democratas não foram poupados. Segundo a BBC, a polícia impediu os manifestantes de se aproximarem da sua sede, mas o partido foi um dos alvos das críticas dos que desfilaram pacificamente. Segundo o diário El País, alunos da Goldsmiths University of London enforcaram simbolicamente uma imagem do líder lib-dem e vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, que antes das eleições prometeu não aumentar os custos do ensino. » (publico.pt)

Sem comentários: