10 novembro 2010

Olhe que não, sr. AS, olhe que não!!

retirado do Público:

O histórico socialista falava aos jornalistas à margem da apresentação da obra “Álvaro Cunhal (...)
Comentando o OE para o próximo ano, Almeida Santos considerou que as medidas configuram “uma resposta corajosa, da parte do Governo, que vai perder popularidade, como é óbvio, vai perder votos, porventura vai perder o poder, mas que fez aquilo que o país precisava”.
“Mesmo assim, eu acho que o Governo, sendo um Governo doloroso para os portugueses, é um bom Governo para o país”, defendeu o presidente socialista.

Pois olhe que não, senhor Almeida Santos, está muito enganado!!
Um bom governo para o país? O país de quem?? Daqueles para quem o OE vai ser 'doloroso'?? E pensa o senhor que é 'socialista'?? Salazar tinha os cofres do estado atulhados de ouro e um povo inteiro miserável, a emigrar ou a passar necessidades. Era isso bom para o país? Os meus alunos pasmam com a informação de que, nesse tempo, as famílias dividiam entre si uma sardinha. Os filhos deles irão pasmar com a notícia (e ouvi-a há pouco na TSF) de que grande número das crianças portuguesas está hoje dependente do que as escolas lhes derem, para poderem comer! Não vão acreditar que isto se passa num país europeu, pertencente à zona euro, governado por um partido 'socialista'!! Um país que tem uma ministra da cultura que ainda ontem disse não poder interferir nos astronómicos ordenados (mais de 12 mil euros/mês!!) dos gestores de uma fundação subsidiada pelo estado!!

Mas nada disto o comove, pois não, senhor Almeida Santos? Que uns procurem comida nos caixotes do lixo e outros não se poupem a luxos deve soar-lhe a "socialismo democrático"! Pois se, para si, este governo é um herói, um quase mártir! Um cristo que vai perder popularidade e votos - eventualmente, até o poder! -  mas para salvar o país!! Ohhhhhhhhhhh!! Coitado do governo! E que pena que eu tenho dele, tão abnegado, tão altruísta, tão .. pobre? Pois não! Pobres somos nós, todos os "des-país-ados", já que o que é bom para o país não é bom para o comum dos (ex-)portugueses!!

E o senhor, um presidente socialista, acha mesmo que as medidas deste governo configuram “uma resposta corajosa"?  Pois olhe que não, OLHE QUE NÃO!!
  • Corajoso seria, isso sim, este governo estabelecer um ordenado máximo nacional! 
  • Corajoso, seria este governo expropriar os donos do BCP, e taxar os bancos com os mesmos impostos que se exigem às empresas!  
  • Corajoso, seria este governo acabar com os offshores e as contas sigilosas! 
  • Corajoso, seria pagar aos gestores de empresas públicas (ver post) um ordenado, digamos, equivalente ao de um professor! 
  • Corajoso, seria este governo desfazer-se dos muitos BMWs topo de gama, e dos 12 motoristas extra do gabinete do PM, e dos assessores de imagem e etc, mais das obras de arte que decoram os gabinetes dos ministros! 
  • Corajoso, seria este governo recolher os nefastos Magalhães* e os caríssimos e imprestáveis quadros interactivos* com que equipou as escolas sem que estas os pedissem ou deles necessitassem, e vendê-los à China! (por exemplo..) 
  • Corajoso, seria desmantelar a Parque Escolar EPE (ver post) , que gasta milhões desfazendo as escolas que estão bem (Emídio Navarro de Almada, por ex) e ignora as de pré-fabricados que caem de podres! 
  • Corajoso, teria sido recusar a visita do papa e cancelar a cimeira da NATO- uma e outra, imoral -imoralíssimo!! esbanjamento de dinheiros públicos roubados a quem mais precisa!!

Corajoso, senhor Almeida Santos, seria este governo admitir que foram, não os gastos com os funcionários públicos 'comuns', não os gastos com a saúde, não os gastos com a educação (entenda-se professores, que o resto do folclore* é despesismo à toa!!), mas os seus erros e a sua inépcia, a sua soberba e a ostentação do seu 'aparelho de estado', mais a escandalosa protecção aos donos do grande capital, que nos levaram ao buraco de onde tão cedo não vamos sair! 
Corajoso, isso sim!!, seria este governo pedir-nos desculpa por ter -sequer equacionado - estas 'medidas', e demitir-se!
.

nota: o "olhe que não, olhe que não!" do título deste post é uma resposta famosa de Álvaro Cunhal a Mário Soares, na AR

a imagem, glad to be back, é de George Grosz (mov. Dada)

12 comentários:

Anónimo disse...

BOM SERIA QUE ELES TE OUVISSEM E APREENDESSEM A 10ª PARTE,
UM XIUZÃO

teresa Amaral disse...

BELO TEXTO!!!!!!!
beijos
Teresa

AL disse...

obrigada, Teresa, - anónimo .. quem?? (ñ gosto mesmo de comentários anónimos, simpáticos ou não, sorry ..)

eu sei q 'prego' no deserto, e ainda assim ñ consigo deixar de o fazer ..


bjis!

jose pedro disse...

anonimo é ze pedro mas não sei como por meu nome.mas mandei-te mesagem

AL disse...

culpa, Zezinho :-), não sabia q eras tu!! - podes pôr o nome no fim da msg, é fácil!
bjinho!!

Tó Mané disse...

Gostei e partilhei no meu FACEBOOK

Tó Mané

Anónimo disse...

Além da raiva, temos que pensar como dar cabo deste bloco central de interesses, que não descansa enquanto não der cabo de uma luta de sécs. contra a escravatura...
Não quero ser operário da revolução industrial, nem chinês, não quero ser de uma casta de chico espertos, nem do comité central de qq capitalismo de estado...
MAS,temos que estar atentos - as condições sócio-económicas para populismos e ditaduras de direita, à Salazar ou à Cavaco andam por aí...
Claro, que os Ricardos Salgados as apoiarão sempre.
im

AL disse...

obrigada a todos! a 'culpa' era 'desculpa' .. :)

pois.. como dar cabo deles, im? nada menos q um maio 68, uma 1ª república, uma revolução de outubro!fosse eu dirigente de uma central sindical, e em vez de um dia decretava uma semana de greve, ou um mês rodando por sectores ou por distritos, qq coisa q doesse e trouxesse resultados práticos. fosse eu membro de umas quaisquer fps e assaltava bancos. tivesse eu uma dúzia q me acompanhasse e ocupava as pistas dos aeroportos e os cais de embarque, como fizeram nas filipinas e na - grécia? e eu sei, isto está mesmo na calha para sebastiões e hitlers - q fazer para impedir isso? diz-me tu, q eu ñ sei..

Anónimo disse...

Já somos duas, Ana.

Eu vou contigo!

Valerie

AL disse...

eu sei, querida Valerie! só espero q nos deixem partilhar a cela! :)

bjiiiinho!

papitata disse...

Este texto parece-me ser um bom despejo de frustrações, um exercício catártico, de que todos necessitamos, em várias formas.

Só espero é que depois dele não fique suficientemente satisfeita. Porque no dia 24 precisamos de si, e se tiver múltiplas personalidades, como se diz que toda a gente dita normal as tem, então traga-as também. O número de manifestantes pode ser determinante para abrir alguns olhos.

E se é verdade que os tempos de crise abrem sempre hipóteses para os auto-intitulados representantes da ordem, também são uma oportunidade histórica para promover outros modelos, que no nosso caso me parece ser de sair deste centrão acomodado. Eu cá sonho com os nossos banqueiros a lidarem com um ministro das finanças chamado Francisco Louça, entre outros sonhos que me permitem sorrir.

AL disse...

pois tem muita razão, sr/sra papitata. e q respeito me merece o seu 'desanonimato'!

quanto a sonhos ... o meu é o de ver algum dia, umas centrais sindicais que se/nos levem a sério, que se atirem para a frente dos muitos descontentes e decretem greve geral, sim, mas de uma semana, um mês, indefinida, c/o de resto já disse aí num comentário atrás..
esta, eu faço-a, mas por uma questão de princípio, já que de resultados práticos, palpáveis, capazes de fazerem mossa, não estou à espera. estará o senhor/senhora?