13 setembro 2010

pardonne, n'oublie pas!

nota prévia: o título deste post [perdoa, não esqueças!] está inscrito no memorial aos deportados da 2ª Guerra mundial, em Paris 

«Wherever they burn books, they will also burn human beings.»
Heinrich Heine (1821)

a citação "onde quer que se queimem livros, virão a queimar-se também seres humanos", do poeta alemão Heinrich Heine, viria a ser premonitória no seu próprio país, durante o chamado 3.º Reich

*
e quando, de novo, os ciganos começam a ser indiscriminadamente perseguidos, imagens do Holocausto, para que não morra a memória ..

na imagem, prisioneiros ciganos em Belzec
.



*
Os Rom(a), mais frequentemente designados por Ciganos, foram logo encarados como outsiders pouco depois da sua chegada à Europa. Não têm pátria, mas mantêm fortes tradições e fortes barreiras entre si próprios e os gadjê, os não-Romani. O nome "Gypsy" , em inglês, será uma derivação da palavra Egyptian (Egípcio), embora agora exista a convicção de que os Ciganos são originários, não do Egipto, mas do noroeste da Índia, disso sendo evidência a sua língua, semelhante ao sânscrito.
 ....

Os Ciganos e o Holocausto:
Quando Hitler chegou ao poder, os Ciganos, tal como os Judeus, foram oficialmente identificados como não-Arianos pelas Leis de Nuremberga de 1935. No seguimento desta lei é, em 1936, criado um gabinete em Munique com a função específica de combater a inconveniência Cigana". 
....
Duzentos homens de etnia cigana são então seleccionados por uma lógica de quotas e encarcerados no Campo de Concentração de Buchenwald. Em 1939, os Romani já não tinham autorização para viajarem livremente e foram forçadamente confinados a acampamentos - que mais tarde viriam a ser transformados em guetos vedados por arame farpado.
É a partir destes guetos que muitos ciganos são depois transportados - de comboio, para os campos de horror de Auschwitz, ou em caravanas, para Zigeunerlager - campo de ciganos. (Zigeuner, cigano em alemão, é uma palavra de etimologia grega que significa "intocável"!)


Nos campos, os Ciganos eram obrigados a usar etiquetas pretas triangulares que os classificavam de "a-sociais", ou triângulos verdes que os identificavam como criminosos profissionais. Eram sujeitos a experiências médicas antes de serem exterminados. Em Sachsenhausen foram submetidos a experiências especiais que, supostamente, provariam cientificamente que o seu sangue era diferente do sangue alemão.
.
Não há estatísticas exactas sobre o número de Ciganos Europeus exterminados durante o Holocausto. Estimativas situam esse número entre valores tão elevados como 500.000 ou 600.000 pessoas, tendo a maioria das mortes ocorrido em Auschwitz. Mas a devastação provocada pelo Holocausto não significaria o fim dos problemas para o povo Cigano..    (reduzido e traduzido da fonte)

pesquisando sobre um assunto de que sei muito pouco (direi que quase nada..), encontrei :
  • um artigo muito interessante sobre a história dos ciganos, as várias denominações que adoptam os diferentes grupos, relatos do holocausto.. ver aqui
  • um site que lhes é dedicado e que contem informações bem úteis e interessantes, nomeadamente contos e poesia cigana. a ver, absolutamente! - aqui
 
pequeno glossário:
- Rom ou Roma (substantivo) : uma das designações do povo cigano / de um dos grupos étnicos 
- Romani ou Romanês [(adjectivo da mesma família (de palavras)]

 

2 comentários:

Cavaleiro Errante disse...

Este artigo não pode e não deve ser traduzido para português, ou é só para linguístas?

AL disse...

pode, claro, deve. tem razão. qdo tiver tempo traduzo, tá?