30 julho 2010

saravá, António!

O actor António Feio faleceu esta noite no Hospital da Luz, onde estava internado há alguns dias. Aos 55 anos, António Feio não conseguiu vencer o cancro no pâncreas contra o qual lutava há cerca de um ano. (fonte)

O presidente da Sociedade Portuguesa de Autores lamentou hoje a morte de António Feio, uma "perda pesada" de quem "ajudou muitos jovens a irem ao teatro" e se revelou com "um talento especialíssimo para a comédia".

"O teatro português perde um dos seus atores mais versáteis e também um encenador muito experiente e inspirado e com um talento especialíssimo para a comédia. Uma comédia moderna, ágil, de costumes, muito virada também para o nonsense, para o jogo com a linguagem do quotidiano, coisa que aconteceu muito com a 'Conversa da Treta', na qual António Feio fez dupla com o ator e amigo José Pedro Gomes", afirmou José Jorge Letria .(fonte)

*
em sua memória, com saudade e admiração:

.
"Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros. 
Apreciem cada momento, agradeçam 
e não deixem nada por dizer, nada por fazer." 
 (António Feio)
.

*

1 comentário:

alex disse...

1998/1999: 6ª feiras de madrugada, todas, com gelo ou a adivinhar-se o calor, de phones nos ouvidos e mochilas às costas, via Antena 3, pude ouvir a "Conversa da Treta" em diferido. Não há assim tanta coisa que me faça rir. Pelo contrário. Mas aquela audição matutina, de há mais de uma década, sempre me soltou gargalhadas suspeitas para as outras almas que me acompnhavam no percurso.

Esse foi talvez o maior mérito que este homem deixou, o de fazer do lugar-comum um lugar afinal belo. Fico a agradecer-lhe isso. Os diálogos platónicos desceram à Terra e ainda bem.

Dialogar assim é bom, frutífero e faz bem à alma, sem alegorias e sem o mestre Sócrates à mistura, o actual, não o antigo, que como se sabe era universal e dado às plebes.

Enfim, fica-se triste. É como se fica.