27 julho 2010

obesidade na infância e adolescência

É notícia do Público de hoje:

«Mais de 30 por cento das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso, segundo os resultados de uma investigação da Escola Nacional de Saúde Pública hoje divulgados.
O estudo, dirigido para o grupo etário dos nove aos 18 anos, abrangeu todos os distritos portugueses e incluiu a análise a 5708 adolescentes escolarizados.
Os resultados indicam que a prevalência de pré-obesidade infanto-juvenil é de 22,6 por cento e que a prevalência da obesidade é de 7,8 por cento.
“A investigação aponta para 30,4 por cento dos adolescentes com excesso de peso. Estes valores são muito preocupantes, porque uma elevada prevalência do excesso de peso traz consequências, como aparecimento da diabetes e de doenças cardiovasculares”, ...... » (ler mais)

ora ..

A obesidade está relacionada, também, com o estilo de vida sedentária que se agudiza a cada ano que passa. Os jovens não saem de casa, passam as horas livres a jogar na playstation e no computador, têm 4, 5 aparelhos de televisão em casa...

Há cerca de 20 anos, nos Estados Unidos, um grupo de pediatras e pedagogos (preocupados não só com o factor obesidade, mas também com o fraco rendimento escolar aliado à incapacidade de concentração nas aulas) lançou um desafio chamado "TV turn-off week" - uma semana sem televisão. 

A iniciativa foi adoptada por vários países da Europa e, anos depois, o nome mudou para "Screen-free week" (semana livre de écrãs), quando o tempo passado frente aos computadores igualou ou suplantou o dedicado à TV. 

O desafio continua, tem milhares de adeptos e o apoio de médicos, escolas, autarquias, associações de pais, nos países em que estas coisas são levadas a sério. De uma semana por ano passou a duas (uma em Setembro e outra em Abril) e presentemente - dada a panóplia de 'gadgets' adictivos - chama-se DETOX WEEK (semana de desintoxicação)
.

Sem comentários: