01 maio 2010

L'Internationale

L' Internationale é um hino adoptado por socialistas, comunistas, social-democratas e anarquistas (todos de outras eras, digo eu..)  e uma das canções mais amplamente reconhecidas no mundo  (traduzido daqui)

A letra originai (em francês) foi escrita em 1870 por Eugène Pottier, mais tarde um membro da Comuna de Paris).   (fonte)
.
A Internacional foi composta em 18 de Junho de 1888 por Pierre Degeyter (1848-1932), operário de origem belga fixado com a sua família na cidade francesa de Lille. Naquele dia fora oferecido a Degeyter um livro de poemas de Eugéne Pottier (1816-1887), operário francês, membro da Comuna durante a qual foi eleito maire do 2.º Bairro de Paris. Após o sangrento esmagamento da Comuna, em cuja defesa participou, Pottier partiu para o exílio durante o qual escreveria diversos poemas, entre os quais o que viria a constituir a letra de A Internacional. (fonte)

*

*
A Internacional viria a tornar-se, também, no hino da Revolução Russa de 1917, tema central do livro   'Dez Dias que abalaram o Mundo', do americano John Reed (1887-1920) 

Reds is a 1981 film starring Warren Beatty and Diane Keaton. It centers on the life of John Reed, the communist, journalist, and writer who chronicled the Russian Revolution in his book Ten Days that Shook the World. (fonte)

Sem comentários: