16 março 2010

será Portugal um país normal ?

publico aqui um comentário ao post "não estou para te aturar.."  
É de uma mãe que dá graças por viver noutro país .. 
.
«Ana, a sua análise é muito boa e até dói pelas verdades tão nuas e cruas. Eu li essa notícia online e estava a ver que mais ninguém tinha reparado na disparidade entre os testemunhos. Graças a Deus alguém mais viu com olhos de ver: você.
Para mim é alarmante (MUITO) que uma professora da escola (EB 2,3 de Fitares) afirme não haver violência perante todos estes factos vindos a público. "Só o normal". O que será o normal para aquela senhora? É normal os professores serem vítimas de violência, pelos vistos não só por parte dos alunos, mas duma violência latente, porque ameaçadora do seu ganha-pão, por parte de outros colegas? É normal crianças serem batidas todos os dias por colegas na escola, sem que ninguém levante a voz e aja para pôr termo às situações? É normal que um miúdo idiota e mal formado, lá porque está na escolaridade obrigatória, possa fazer os desacatos que entender dentro duma escola, sem que nada lhe aconteça? Será Portugal um país NORMAL?
Deixo ao critério de cada um a definição de todas estas "normalidades"
Acrescento apenas que, graças a Deus, vivo num país em que os meus filhos frequentam a escola pública, onde os professores dão aulas no meio do silêncio e do interesse dos alunos, onde a noção de uma sólida educação é a chave para um futuro melhor, onde actuações de bullying ( mesmo só verbal) são penalizadas com a suspensão do aluno, e se for agressão (seja a quem for) é um caso do foro da polícia e o aluno vai preso para a esquadra (tenha a idade que tiver), onde, se o caso for repetido, é certa a expulsão das escolas públicas do estado em que o aluno reside. Estes meninos também estão dentro da escolaridade obrigatória, mas as escolas não têm que os aceitar lá com maus comportamentos, compete aos pais dos meninos cumprir a lei e providenciar educação para os filhos na escola que os aceitar.
Quero ainda deixar aqui uma palavra de apreço e admiração para os professores portugueses que espantosamente ainda conseguem resultados no meio de condições profissionais tão adversas. 
Bem hajam!»
.  .   .   .   .        .   .   .   .   .       

eu .. aproveito para: 
  • divulgar um grupo do FB (o mesmo de onde consta o comentário aqui transcrito) que se vem debruçando sobre estas questões, e onde se têm posto testemunhos .. inacreditáveis! Chama-se "Em memória do professor Luís e do Leandro e de todas as vítimas de violência" e está aqui  

  • corrigir o título (já fiz a alteração no original) do post citado no início - é que o bully do 7.º ano a que me referi (12, 13 anos muito mal-formados), que verbalmente agrediu a professora, primeiro ainda a mandou para o c*, e não a chamou  " filha da p* de m*..", mas sim "p*** de m**** " . Edificante! 
    quadro de Cruzeiro Seixas

      Sem comentários: