07 novembro 2009

Remember, remember...

... the 5th of November,
The gunpowder treason and plot...

Foi no dia 5 de Novembro de há uns anitos atrás que um senhor chamado Guy Fawkes agiu e arranjou maneira de protesto. O método era simples, incisivo e era uma mensagem clara.

Guy Fawkes, um inglês nascido no seio de uma família católica, era contra as reformas protestantes implementadas pelos regentes. Então resolve enviar a dita mensagem. Algo que ficaria na memória do povo inglês: explodir as Houses of Parliament. Acaba por ser traído e um dos seus amigos dirá à guarda inglesa o que ele estava prestes a fazer e é preso. É torturado e é o último a subir para a forca de onde, ele próprio, se manda, partindo o seu próprio pescoço.

A Guy Fawkes Night, ou Bonfire Night, e uma maneira de se relembrar essa noite onde a Gunpowder Plot é desmascarada.

E agora vem o filme: e o homem? E o homem que lutava por um ideal? E homem que morreu a defender esse ideal? O homem que foi traído e torturado? Dessa história trata um filme muito bom, baseado numa graphic novel ainda melhor, chamados ambos V for Vendetta. Neles também um homem, defensor da liberdade, manda mensagens a um governo fascista e corrupto. Um novo Guy Fawkes, por assim dizer.

Agora um pedacinho desse filme, um dos meus preferidos (na minha cena preferida, diga-se de passagem :D :D :D):




Só pelo que é dito pelo personagem dá logo para perceber um pedacinho da sua mensagem ;)

E isto tudo para eu próprio deixar aqui uma mensagem, como Guy Fawkes. Mas esta não de vendettas ou de protesto. É uma mensagem sincera e boa: a de agradecimento. Um muito, muito, muito obrigado por agora fazer parte deste blog maravilhoso! :)))

Nota: não interpretem este post como sendo eu a querer rebentar com a AR ou assim... Não quero... Mais não seja porque um amigo meu trabalha lá... :P

5 comentários:

AL disse...

eu é que agradeço a tua participação aqui, Tiago - e fiquei com vontade de ver o filme..

pena q pelo menos o teu amigo não tenha umas ganas assim à Guy Fawkes.. às vezes bem q apetecia! LOL

Margarida Alegria disse...

Boa, TM!

Anónimo disse...

O que eu acho mais curioso nessa celebraçao é nao saber se celebram terem detido o homem que ia cometer um acto terrorista ou se fazem uma homenagem à ideia inovadora e sensata de rebentar o parlamento com os politicos todos lá dentro.
Parabens pelo blog!!!

Anónimo disse...

P.S: AM, já viste o filme....
ai esse alemao...

AL disse...

obrigada pelos parabéns..

AM c'est moi? AL? já vi? ai o alemão, realmente..
;-)