17 outubro 2009

poder autárquico

Vejo esta casa das traseiras do meu prédio..

Há uns 4, 5 anos, fui eu que chamei os bombeiros: a casa (há tempos desabitada) estava a arder, pondo em risco todos os prédios circundantes.


Vieram os bombeiros, os curiosos, o Presidente da Junta. O mesmo que agora foi reeleito, pelo PSD, partido que por aqui sempre ocupou o poder, desde o 25 de Abril de 74.

Apagado o fogo (um sem-abrigo teria vindo a ocupar o espaço ocasionalmente..) deu-se por finda a 'festa', era de noite e todos voltaram à sua vida, à sua cama..

A casa-ruína - uma agressão para a vista - lá continua, igual, desconjuntada, acumulando lixo, esperando talvez, vir algum dia a arder de todo, reduzir-se a escombros. Consta que terá sido comprada, quando o último inquilino de lá saiu, há muito, muito tempo.

E eu pergunto-me: quem é responsável por manter (esquecido, desintervencionado) isto que é um perigo, não só para a saúde pública, como para o património desta zona de St. António da Caparica? A Junta de Freguesia da Costa? A Câmara de Almada? O actual proprietário? Alguma lei que não permite destruir estes 'monos'?


Santana Lopes, em cartaz de campanha, prometia uma Lisboa sempre limpa..
Que promessas estará António Neves, presidente do executivo desta Junta, disposto a cumprir? Que problemas terá identificado, e a quais estará decidido a dar solução, nesta freguesia pela qual é responsável há, pelo menos, 3 mandatos?


Em última análise, para que servem as Juntas de Freguesia?

Sem comentários: