28 março 2009

As nossas Marias merecem...e os Maneis também!

AFINAL OS NOSSOS JOVENS TÊM MÉRITO...OU NÃO????


De acordo com uma notícia há tempos publicada no Correio da Manhã (ver aqui):
«Maria Monteiro, filha do antigo Ministro António Monteiro e que actualmente ocupa o cargo de adjunta do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, vai para a Embaixada portuguesa em Londres como adida de Imprensa.
Para que a mudança fosse possível, José Sócrates e o ministro das Finanças descongelaram a título excepcional uma contratação de pessoal especializado. Contactado pelo jornal, o porta-voz Carneiro Jacinto explicou que a contratação de Maria Monteiro já tinha sido decidida antes do anúncio da redução para metade dos conselheiros e adidos das embaixadas. »
"As medidas de contenção avançadas pelo actual governo, nomeadamente o congelamento das progressões na função pública, dão mesmo frutos. Os sacrifícios pedidos aos portugueses permitem assegurar a carreira desta jovem de 28 anos que, apesar da idade, já conseguiu, por mérito próprio e com uma carreira construída a pulso, atingir um nível de rendimento mensal superior a 9000 euros.
É desta forma que se cala a boca a muita gente que não acredita nas potencialidades do nosso país, os zangados da vida que só sabem criticar a juventude. Ponham os olhos nesta miúda!

E, a título de curiosidade:
o salário mensal da nossa nova adida de imprensa da embaixada de Londres daria para pagar
  • as progressões de 193 técnicos superiores de 2ª classe,
  • de 290 Técnicos de 1ª classe
  • ou de 290 Assistentes Administrativos.
  • O mesmo salário daria para pagar os salários de, respectivamente, 7, 10 e 14 jovens como a Maria, das categorias acima mencionadas, que poderiam muito bem despedir-se, por força de imperativos orçamentais.

Estes jovens sem berço, que ao contrário da Maria tiveram que submeter-se a concurso, também ao contrário da Maria já estão habituados a ganhar pouco e devem habituar-se a ser competitivos.

mas .. a nossa Maria merece!"

nota: isto aconteceu em 2005, ou seja, no início do mandato deste executivo. De lá para cá, jobs for the boys têm sido noticiados 'aos molhos' . Tomando como ponto de partida: a) a meteórica ascenção da nossa maria e o condizente salário ; b) as ainda congeladas carreiras na função pública; c) o apertar contínuo de um cinto nacional que já não tem espaço para mais furos.., nem é preciso fazer as contas: todos percebemos, ñ é?, como se tem vindo a sustentar estes 'orgulhos nacionais'!
O mais caricato de tudo isto é que parece que todos aplaudimos. Ou então olhamos para o lado, o que, a meu ver, é ainda mais preocupante.

quanto à imagem acima, é um quadro de Picasso

1 comentário:

Anónimo disse...

Só quero dizer que nem sempre os políticos sao assim, há pessoas na política que lutam por uma sociedade mais justa:

http://www.youtube.com/watch?v=xLER4XLzLrA