21 março 2009

reforma antecipada aos 33 anos

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:
- Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
  • Pedro interrompeu: - Temos que aprender isso de cor?
  • André disse: - Temos que copiá-lo para o caderno?
  • Tiago perguntou: - Vamos ter teste sobre isso?
  • Filipe lamentou-se: - Não trouxe o papiro-diário.
  • Bartolomeu quis saber: - Temos de tirar apontamentos?
  • João levantou a mão: - Posso ir à casa de banho?
  • Judas exclamou: - Para que é que serve isto tudo?
  • Tomé inquietou-se: - Há fórmulas? vamos resolver problemas?
  • Tadeu reclamou: - Mas porque é que não nos dás a sebenta e... pronto!?
  • Mateus queixou-se: - Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
  • Onde está a tua planificação?
  • Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
  • E a avaliação diagnóstica?
  • E a avaliação institucional?
  • Quais são as tuas expectativas de sucesso?
  • Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
  • Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
  • Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
  • Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
  • E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
  • Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
  • Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

    Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
  • Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso.
  • Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada.
  • E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva...

    ... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos!

de autor desconhecido

qualquer semelhança com o que quer que estejam a pensar.. é pura coincidência!


a imagem acima é um quadro de Miró

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