08 fevereiro 2009

música instrumental Hermeto Pascoal

Hermeto Pascoal - conhecem?

Vi um espectáculo seu na Culturgest, há 2 anos, e fiquei fascinada! Com a energia, a reinvenção permanente, sobretudo o dom - muito raro - não só de cativar uma plateia inteira (sorrisos de orelha a orelha, o tempo todo, muita gente jovem), como de nos levar a participar, a todos, no seu espectáculo: um delírio de bocas, mãos, pés produzindo sonoridades impensáveis, corpos num desassossego, pedindo mais.
A sua música, conotada com o jazz, é sobretudo experimental, com a filosofia subjacente de que se podem criar sons harmónicos com absolutamente (quase) tudo. 70 anos (na altura), e uma vitalidade de adolescente.



Podem ouvi-lo e vê-lo (a ele e ao seu grupo) em actuações ao vivo entrando aqui: é o 4º da coluna da esquerda. Se clicarem no nome, vão parar à sua página oficial: passem o cursor (a mãozinha) pela lista de conteúdos, vão ver que é original ... Há vídeos do You Tube clicando na foto e e em quase todas as palavras sublinhadas (uma delícia, o 'concerto da lagoa', na palavra música! )



pois .. eu sei que era muito mais prático pôr um vídeo aqui :-), mas assim ficam a conhecer uma página cheia de boa música, dedicada a cant(aut)ores lusófonos - digam lá que não é boa ideia?! :-))

a.l.

3 comentários:

al disse...

disseram-me hoje que o Hermeto morreu este ano - alguém tem informações concretas?


Quinta-feira, 04 Dezembro, 2008

Mina disse...

Morreu este ano, sim.

O filho tocava com ele e tb é um grande músico..

bjinho

mina

Segunda-feira, 08 Dezembro, 2008

Edite disse...

ana, acho o teu trabalho na biblio tão meritório-atento-em dia- , o máximo!

conheço o hermeto desde sempre. a prenda da mina de casamento para mim, em 80 foi 1 disco dele que ainda tenho, vinil, e ponho aos gritos qd acordo mesmo bem disposta, o que é raro.

vimo-lo ao vivo em amsterdam há mais de 20 anos e foi a loucura. obrigada por me fazeres lembrá-lo.

quiçá amanhã, de volta da escolinha, o ponha aos gritos cá em casa.

beijo
edite

Segunda-feira, 08 Dezembro, 2008