01 abril 2009

aeróbica para os neurónios

antes da notícia, uma anedota:

a avó para a neta:
- "Ai, filha, como é que é o nome daquele alemão que me põe doida?"
a neta:
- "Alzheimer, avó, Alzheimer!!"

Pois então, uma fórmula para combater o tal do alemão: NEUROGINÁSTICA, que, como o nome indica, é uma ginástica para os neurónios.
Trocar de mão para escovar os dentes é bom para o cérebro. O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e a inteligência e, assim, realizando um exercício de NEURÓBICA.
Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão das suas conexões.Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que a NEURÓBICA, a aeróbica dos neurónios, é uma nova forma de exercício cerebral projectada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de actividade dos neurónios no cérebro.
Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam as capacidades do cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.
O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.
Tente fazer algumas experiências:
  • use o relógio de pulso no braço direito
  • escove os dentes com a mão contrária à do costume
  • ande pela casa de trás para frente (na China, as pessoas treinam isso num parque)
  • vista-se de olhos fechados
  • estimule o paladar, coma coisas diferentes
  • veja fotos de cabeça para baixo
  • veja as horas num espelho
  • faça um novo caminho para ir para o trabalho
A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Talvez valha a pena tentar!
Que tal começar a praticar agora, trocando o rato de mão?

gniraH htieK ed megami

2 comentários:

B. Monteiro disse...

Gostei muito deste post...


E, sim sou jovem, tenho 17 anos. mas, infelizmente já passei por muitas coisas que me fizeram crescer rápido demais...Ainda tenh esperança que consiga tonar a dizer que su feliz, mas nos últimos tempos isso não tem acontecido..


Beijinho

eirelaV me sogaL disse...

iehca etse tsop otium etnasseretni, áj uotse a raniert...

sohnijieb



S.P.: S.P. mis, P.S. oãn!